Comitiva da AEB Conhece Instalações da UFSC e Oportunidades de Santa Catarina Para o Setor Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (31/05) no site da 'Agência Espacial Brasileira (AEB)' destacando que Comitiva da AEB conhece instalações da UFSC e oportunidades de Santa Catarina para o Setor Espacial.

Duda Falcão

NOTÍCIAS
 
Comitiva da AEB Conhece Instalações da UFSC e Oportunidades de Santa Catarina para o Setor Espacial




Presidente e diretores da AEB conheceram laboratórios e dialogaram com lideranças catarinenses do setor aeroespacial



Coordenação de Comunicação Social

31/05/2020





No intuito de debater as oportunidades do setor espacial em Santa Catarina, presidente e diretores da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), visitou as instalações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na última terça-feira (28.07). O encontro, organizado pelo Centro de Convergência em Tecnologias Aeroespaciais de Santa Catarina (SC2C.Aero), contou com apresentações de departamentos, conversa com parlamentares, e visita a laboratórios.



Durante as discussões, o presidente da AEB Carlos Moura, constatou que existe um forte engajamento da Fundação CERTI, localizada no campus da USFC, com o setor empresarial e na exportação de recursos para empresas e outros estados que são da área aeroespacial. “O que nós percebemos é que, além de ter muita competência tecnológica instalada, Santa Catarina tem uma particularidade, onde têm conseguido unir competência tecnológica e fundações de apoio”, avalia Moura.



Destaca-se a presença do diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos (DPEI/AEB), Cristiano Trein, o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento (DSAD/AEB), Paulo Barros, o presidente da Frente Parlamentar para o Programa Espacial Brasileiro (FPMPEB), deputado Daniel Freitas, além de professores e pesquisadores da UFSC. O parlamentar Carlos Chiodini também compareceu à reunião e apresentou um leque de propostas sobre as oportunidades para aplicações de tecnologias espaciais em Santa Catarina.



Para Monike Corleone, head administrative da SC2C.Aero, a presença da AEB foi muito positiva. “Esperamos que ocorra acordos de cooperação entre as partes, seja no âmbito aperfeiçoamento de recursos humanos ou participação de nossos membros em futuros projetos”, conclui.



Vale destacar que a equipe da AEB conheceu os laboratórios de Sistemas Espaciais, de Vibrações e Acústicas, de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos e de tubos de calor.



Sobre a AEB



A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Agencia Espacial Brasileira (AEB) - https://www.gov.br 

Comentários