INPE Finaliza as Atividades de Comissionamento do Satélite CBERS 04A

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (15/07) no site “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o Instituto finalizou as atividades de Comissionamento do Satélite CBERS 04A

Duda Falcão

NOTÍCIAS

INPE Finaliza as Atividades de Comissionamento do Satélite CBERS 04A

Por INPE
Publicado: Jul 15, 2020
São José dos Campos-SP, 15 de julho de 2020

As atividades de Comissionamento do satélite CBERS 04A foram finalizadas por especialistas do INPE e da AMS Kepler, empresa nacional contratada para serviço de apoio ao comissionamento.

Após o lançamento e separação do satélite CBERS 04A do veículo lançador LM-4B, ocorrida em 20 de dezembro de 2019, deu-se início a fase de LEOP (Launch and Early Orbit Phase), com a abertura dos painéis solares do satélite, o início da geração de energia e a aquisição de atitude do satélite.

Na sequência, deu-se início à fase de comissionamento do satélite, com atividades para posicionamento em sua órbita nominal e testes de todos os subsistemas e equipamentos do satélite. Nesta fase especialistas do INPE e da CAST (China Academy of Space Technology) puderam avaliar detalhadamente o estado e a funcionalidade de seus elementos.

Esta fase foi concluída com sucesso, confirmando que todos os subsistemas do satélite operam conforme o especificado.

Em seguida, deu-se início a recepção dos dados brutos de imagens gerados pelas câmeras de sensoriamento remoto MUX, WFI e WPM.

Esses dados brutos de imagens foram processados para extrair os parâmetros para as calibrações geométricas e radiométricas das câmeras e com isto, ajustar o software de processamento das imagens. Essas atividades foram realizadas por especialistas do INPE e da AMS Kepler.

Júlio D´Alge, do Segmento de Aplicações do Programa CBERS, explica: "A câmera WFI faz parte dos satélites CBERS-4, ainda operacional, CBERS 04A, agora comissionado, e do Amazonia-1, a ser lançado em futuro próximo. Isso permitirá que o tempo de revisita a uma determinada área possa ser menor".

Isso reforça o DETER Intenso, apresentado pelo Diretor do INPE Darcton Damião em coletiva do Ministro do MCTI Marcos Pontes ontem, onde com o uso de outros satélites, inclusive radar, chegaremos a um "tempo de revisita" diário.

A próxima etapa com o CBERS 04A será a realização da Revisão de Prontidão Operacional – ORR (Operational Readiness Review). Os principais objetivos da Revisão são avaliar a qualidade radiométrica e geométrica das câmeras e disponibilizar o satélite para a operação de rotina; quando as imagens serão disponibilizadas para o público em nosso catálogo.


Fonte: Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br

Comentários