IAE Inicia Testes com Novo Equipamento SODAR

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada dia (22/07) no site “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)” destacando que o instituto iniciou testes com o novo equipamento ‘SOnic Detection And Ranging (SODAR)’.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

IAE Inicia Testes com Novo Equipamento SODAR

Por IAE
Última atualização em 22 Julho 2020


Na manhã do dia 17 de julho (sexta-feira) ocorreu no Observatório de Fenômenos Atmosféricos (OFA) da Divisão de Ciências Atmosféricas (ACA), o início do funcionamento do novo equipamento SODAR (SOnic Detection And Ranging) recebido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) no último mês de maio.

Estiveram presentes no evento o Diretor do IAE Brig Eng César DEMÉTRIO Santos, o Vice-Diretor Cel Av Lincoln, os Chefes das Subdiretorias Técnica, de Projetos e de Engenharia, respectivamente, Tecnologista Garzon, Ten Cel Eng Pedro Ivo e Ten Cel Av Furlani, além do Chefe da ACA, Cel R1 Cleber e outros servidores civis e militares.


As sondagens acústicas feitas com instrumentação SODAR são sistemas que radiam pequenos pulsos acústicos da superfície para a atmosfera que, por sua vez, provocam o espalhamento dessa energia nas inomogeneidades de pressão. Este espalhamento é recebido pelo sistema em forma de ondas sonoras (efeito Doppler) e processado para extrair as informações da estrutura térmica e da velocidade do vento em diferentes níveis verticais da baixa atmosfera. O SODAR adquirido pelo IAE realiza medições entre 10 (dez) a 500 (quinhentos) metros de altura, obtendo médias selecionáveis das medidas entre cerca de 1 minuto e 1 hora, com melhor resolução vertical aproximada de 5 (cinco) metros.

Suas principais vantagens estão no monitoramento contínuo em diversas alturas da atmosfera e com frequência temporal superior as tradicionais estações meteorológicas de altitude, fornecendo parâmetros como: velocidade e direção do vento e seus respectivos desvios padrão, turbulência e cisalhamento do vento. O potencial de medição do SODAR permitirá complementar informações provenientes das torres anemométricas e das sondagens atmosféricas. Por ser pequeno, leve e apresentar baixo consumo de energia, o sistema pode ser facilmente transportado e instalado possibilitando inclusive a operação em áreas remotas.

Estes e outros motivos favorecem o uso do instrumental para diversos fins como pesquisas nas áreas de micrometeorologia, dispersão e turbulência atmosférica, e sistemas atmosféricos de micro e pequena escala como sistemas de brisas. Além disso, complementa informações em missões de lançamento de foguetes, a fim de se obter conhecimento de valores médios de direções e velocidades do vento a que estarão submetidos esses veículos entre os níveis de altitude de abrangência do equipamento.





Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) - http://www.iae.cta.br

Comentários