Missão da NASA a Marte Encontra Pequenos Problemas Técnicos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (30/07) no site do “Olhar Digital” destacando que a Missão Mars 2020’ da NASA apresentou Pequenos Problemas Técnicos após o lançamento bem sucedido.

Duda Falcão

HOME / CIÊNCIA E ESPAÇO

Missão da NASA a Marte Encontra Pequenos Problemas Técnicos

Engenheiros da NASA tiveram dificuldade na obtenção do sinal de telemetria; além disso, temperatura menor que a esperada ao passar pela sombra da Terra fez a Perseverance entrar em modo de segurança

Por Rafael Rigues
Olhar Digital
Fonte: Space.com
30/07/2020 - 16h49


Após um lançamento bem-sucedido na manhã desta quinta-feira (30), técnicos da NASA identificaram alguns pequenos problemas técnicos com a missão Mars 2020, que carregará o rover Perseverance até Marte. Estes problemas, no entanto, não devem colocar em risco seu sucesso.

A primeira dificuldade ocorreu ao captar os sinais de telemetria enviados pela espaçonave. Para se comunicar com ela a NASA usa a Deep Space Network, um conjunto de imensas antenas capazes de "conversar" até com espaçonaves além das fronteiras do sistema solar.

Entretanto, segundo Matt Wallace, vice-gerente de projetos da missão Mars 2020 no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, na Califórnia, a proximidade da Mars 2020 com a Terra causou uma espécie de "sobrecarga" devido à intensidade do sinal.

Foto: NASA
Uma das antenas da Deep Space Network, na Austrália, enquanto recebia um upgrade no início de julho.

Segundo Wallace, "é como se alguém tentasse conversar com você gritando em seu ouvido". Algo similar aconteceu durante a jornada da Curiosity, em 2011. "É algo que já vimos em outras missões a Marte", diz Jim Brindestine, administrador da Nasa. "Isso não é incomum. Tudo está de acordo com os planos", garantiu.

O segundo problema fez a Perseverance entrar em "modo de segurança" quando, ao passar pela sombra da Terra, sua temperatura ficou alguns graus abaixo do esperado. Segundo a NASA, a temperatura rapidamente subiu para os níveis normais quando ela voltou ao lado iluminado pelo Sol, e a equipe "não está preocupada".

"A espaçonave está bem contente", disse Wallace. "A equipe está trabalhando na telemetria, e vão inspecionar o restante da saúde da espaçonave. Por enquanto, tudo o que eu vi parece bom", afirma.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Pois é leitor, como eu disse, vários problemas poderiam ocorrer com essa missão. Vamos torcer para que o otimismo dos técnicos da NASA se confirme e o Perseverance possa realmente cumprir a sua missão. Avante Perserverance.

Comentários