Programa Globe da NASA Completa 25 anos de Educação Ambiental

Olá leitor!

Pois é, segue uma nota postada hoje (09/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que Programa Globe da NASA completou 25 anos de Educação Ambiental.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

Programa Globe Completa 25 anos de Educação Ambiental 

Coordenação de Comunicação Social
Publicado em: 13/07/2020 - 09h38
Última modificação: 13/07/2020 - 11h00


O Programa de Aprendizagem Global e Observações para Beneficiar o Meio Ambiente (GLOBE), da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), completou, em 2020, 25 anos de educação ambiental e ensino de ciência. Presente em mais de 120 países, no Brasil, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é a instituição responsável por implementar, nas escolas brasileiras, as atividades educacionais promovidas pelo GLOBE.

O Brasil passou integrar o Programa GLOBE após a assinatura de um acordo entre a AEB e a NASA, em 2015, e no ano seguinte foi realizado o primeiro workshop seguindo os protocolos do programa. Hoje o GLOBE está presente em mais de 300 escolas de diferentes regiões brasileiras.

De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, “o GLOBE é uma mecanismo singular para envolver três grandes lições que podemos transmitir às novas gerações:  o interesse pelas ciências, com aplicação em nosso cotidiano;  o emprego dos métodos científicos, de forma natural, bem motivada com as atividades em campo;  e a compreensão dos impactos na natureza, carreando uma contribuição efetiva para, via a coleta de dados em escala global, melhor acompanharmos a evolução de nossa casa comum, a Terra”, afirmou.

Para facilitar o acesso dos brasileiros ao conhecimento proposto pelo GLOBE, uma parceria entre a AEB e a Embaixada dos Estados Unidos possibilitou a tradução dos protocolos do GLOBE para a língua portuguesa. Os professores, alunos, cidadãos ou profissionais brasileiros interessados em fazer a capacitação online podem fazer um cadastro e acessar o material no endereço: https://www.globe.gov/do-globe/translated-material/portugues-portuguese-. As atividades do programa encorajam os interessados a realizar coletas de dados ambientais, seguindo protocolos específicos, e inseri-los em uma plataforma mundial para utilização em pesquisas escolares e científicas.

A capacitação dos participantes é realizada por meio atividades teóricas e práticas, com o objetivo de preparar os envolvidos na realização de pesquisas científicas, seguindo os protocolos do GLOBE. O programa permite que professores possam inserir as atividades em currículos escolares,incentivando o desenvolvimento da pesquisa científica nas escolas em colaboração com a comunidade GLOBE.

A analista da AEB, Nádia Sacenco, destacou a contribuição do trabalho da professora Inês Mauad, da Escola Municipal Minas Gerais, do Rio de Janeiro, no desenvolvimento e pesquisas educacionais no Brasil. “O trabalho da professora Inês sobre o protocolo de mosquito foi reconhecido pelo GLOBE, por sua forma inovadora e rigorosa de ensinar os protocolos, que demonstram inter-relação entre protocolos de atmosfera, hidrosfera e ainda ajuda na identificação de possíveis criadouros e confecção armadilhas de mosquito em escolas e na vizinhança”, afirmou.

No Brasil já foram realizadas 23 capacitações presenciais para mais de 700 pessoas, entre professores, estudantes e cidadãos voluntários. Foram realizadas mais de 41 mil observações científicas e mais de 4 mil cadastros na plataforma do GLOBE. Para dar continuidade ao apoio técnico, o programa conta com o trabalho de seis bolsistas, fruto de uma parceria entre o MCTI, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Globe 

O GLOBE foi lançado no dia 22 e abril de 1995. Em 2003, foram adicionados ao programa 53 protocolos sobre atmosfera, hidrosfera e solo. Em 2009 o GLOBE registrou 20 milhões de dados coletados em todo o mundo. Em 2011, foi lançado o conceito de campanha de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio. No ano seguinte foram atingidos 140 milhões de medições de dados e foi criado um novo protocolo: o do mosquito.  O programa permite que os estudantes, com a orientação de seus professores, desenvolvam habilidades, incluindo o pensamento crítico, metodologias de investigação científica, análise de dados e a aprendizagem independente. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br 

Comentário: Pois é leitor, nada contra ao Programa GLOBE, pelo menos nada que eu tenha conhecimento, mas olha aí, enquanto a nossa pífia Agência Espacial de Brinquedo (AEB) enaltece esse programa da NASA, a jovem Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos (EAU) estará enviando na tarde de hoje um Sonda Espacial ao Planeta Marte. É realmente muito triste leitor, veja a que ponto nos chegamos 26 anos após a criação desta agência???? Uma boa ideia que surgiu em 1994, não resta dúvida, mas que se perdeu completamente, se transformando nesta caricatura e vergonha que é hoje em dia. Enfim....

Comentários