Planeta Similar a Saturno Está na Zona Habitável da Estrela Gliese 3470

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo postado ontem (22/07) no site “Canaltech” destacando que segundo os pesquisadores do Habitable Exoplanet Hunting Project, um Planeta similar a Saturno está na zona habitável da Estrela Gliese 3470.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO 

Planeta Similar a Saturno Está na Zona Habitável da Estrela Gliese 3470 

Por Danielle Cassita
Canaltech
Fonte: Sci-news
22 de Julho de 2020 às 15h20

Os membros do programa Habitable Exoplanet Hunting Project, composto por astrônomos amadores que buscam exoplanetas potencialmente habitáveis, acabam de encontrar um novo candidato: trata-se do Gliese 3470c, que orbita a anã vermelha Gliese 3470 na constelação de Câncer.  




Outro exoplaneta, chamado Gliese 3470b, já havia sido descoberto orbitando esta anã vermelha. Conhecido com uma "versão" quente de Netuno, ele conta com quase 14 vezes a massa da Terra e tem período orbital de apenas 3,3 dias. Já o recém-descoberto Gliese 3470c tem raio 9,2 vezes maior do que o da Terra, o que o torna um pouco maior do que Saturno. Seu período orbital é de 66 dias, e ele está na zona habitável do sistema da Gliese 3470, ou seja, numa região em que as temperaturas permitem a existência de água em estado líquido.

(Imagem: Sci-News.com)
Arte imagina o sistema planetário da estrela Gliece 3470c

Os pesquisadores já haviam detectado três trânsitos do Gliese 3470c. O primeiro ocorreu em 23 de dezembro de 2019, enquanto os outros dois ocorreram em 27 de fevereiro de 2020 e 3 de maio do mesmo ano, respectivamente. Agora, para os próximos passos, é preciso que observatórios profissionais confirmem essa descoberta. "Se isso ocorrer, o Gliese 3470c poderá ser o primeiro exoplaneta totalmente descoberto por amadores", explica Phillip Scott, astrônomo do Observatório OKSky.

Foram descobertos também outros 12 trânsitos, que podem pertencer a outros exoplanetas. Entretanto, a equipe ainda não definiu o período orbital deles. Clique aqui para conferir o artigo sobre a descoberta.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br

Comentários