Exoneração de Coordenadora do INPE Não Tem Relação com Alertas Sobre Desmatamento, Diz Ministro

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (14/07) no site “G1” do globo.com, destacando que segundo o Ministro Marcos Pontes a exoneração da Coordenadora do INPE não tem relação com Alertas Sobre Desmatamento.

Duda Falcão

POLÍTICA

Exoneração de Coordenadora do INPE Não Tem Relação com Alertas Sobre Desmatamento, Diz Ministro

Segundo Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Inpe passa por 'reestruturação', e Lubia Vinhas terá nova função. No dia 10, instituto informou que houve recorde de alertas de desmatamento.

Por Pedro Henrique Gomes
G1 — Brasília
14/07/2020 16h41
Atualizado há 5 horas

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou nesta terça-feira (14) que a exoneração de Lubia Vinhas do cargo de coordenadora-geral de Observação da Terra não tem relação com os alertas sobre desmatamento na Amazônia.

Marcos Pontes deu a declaração ao conceder uma entrevista coletiva sobre a "nova estrutura" do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão vinculado ao ministério.

O departamento até então chefiado por Lubia Vinhas, que integra a estrutura do Inpe, é responsável pelo monitoramento da devastação da Amazônia. A exoneração dela foi publicada três dias após o INPE ter informado que a Amazônia registrou novo recorde nos alertas de desmatamento em junho.

"Ela não foi demitida. Só que aconteceu no momento desses alertas. O pessoal achou que tinha uma coisa a ver com a outra. Não tem. Ela não foi demitida, continua no time. Nós ampliamos as funções do INPE, ela vai assumir uma delas. Então, é isso, talvez eu devesse ter olhado com mais cuidado, deixar mais para frente. Eu não prestei a atenção nesse item. Esse mal-entendido com relação a Lubia está esclarecido", declarou Pontes nesta terça. 

Nova Função 

Na avaliação do ministro, a exoneração de Lubia Vinhas "chamou a atenção por causa do momento", mas foi motivada pela "reestruturação" do órgão.

De acordo com o diretor interino do INPE, Darcton Damião, Lubia Vinhas assumirá a "base de informações georreferenciadas", área que, segundo ele, "é um projeto estratégico".

Nesta segunda (13), ela afirmou à TV Globo que não sabia o motivo da exoneração, acrescentando que ficou sabendo da mudança pelo "Diário Oficial da União". 

Carta sobre 'Estrutura Paralela' 

Presente à mesma entrevista de Marcos Pontes, o diretor interino do INPE, Darcton Damião, foi questionado sobre a carta na qual servidores do instituto afirmaram que há uma "estrutura paralela" criada no órgão para beneficiá-lo no processo de escolha do diretor definitivo.

"A 'estrutura paralela' é uma visão superficial. [...] Em fevereiro, quando ela estava delineada, veio a escolha dos nomes. Quando foi feita a escolha, as pessoas foram indicadas. Mas elas não podem assumir porque ainda não existe a estrutura, de fato. Se você olhar os documentos, todos são pelas cadeiras anteriores. O que existe é que toda semana me reúno com os gestores das novas cadeiras para planejar e não improvisar quando a estrutura estiver aprovada", respondeu.

"Tudo isso é discutido com essa 'estrutura paralela'. Mas não é paralela porque serão as pessoas que serão gestores. O que existe é uma discussão da estrutura futura", acrescentou. 

Análise 

Ouça a análise do podcast O Assunto sobre a pressão dos investidores para que não haja mais destruição da Amazônia:



Fonte: Site G1 do Globo.com - http://g1.globo.com

Comentários