China Entra na Corrida Rumo a Marte ao Enviar Primeira Missão ao Planeta

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (23/07) no site do “Olhar Digital” destacando a China entrou para a Corrida a Marte lançando hoje a sua primeira missão ao planeta vermelho

Duda Falcão

HOME / CIÊNCIA E ESPAÇO 

China Entra na Corrida Rumo a Marte ao Enviar Primeira Missão ao Planeta

Sonda 'Tianwen-1' irá explorar a superfície e órbita do planeta vermelho; lançamento aconteceu nesta quinta (23) por meio do foguete Long March 5 

Por Davi Medeiros
Editado por Fabiana Rolfini
Olhar Digital
Fonte: BBC
23/07/2020 - 10h03


A primeira missão da China rumo ao espaço profundo está a caminho de Marte. O lançamento do foguete Long March 5 aconteceu às 12h40 (horário local) desta quinta-feira (23), e, se tudo ocorrer como o previsto, a sonda deve chegar ao planeta vermelho daqui a sete meses, em fevereiro de 2021.

A sonda enviada a Marte é chamada "Tianwen-1" ("perguntas celestiais-1", em tradução livre), inspirada no livro de mesmo nome do poeta chinês Qu Yuan. Ela é formada por três elementos: um módulo de aterrissagem, um rover (robô) e um orbitador.


Já o orbitador passará cerca de 690 dias estudando a atmosfera do planeta. Ele conta com sete intrumentos: duas câmeras, um radar de exploração de superfície, um espectrômetro de mineralogia, um magnetômetro, um analisador de partículas íon e um analisador de partículas energéticas. 

De acordo com um paper publicado na revista Nature, a missão Tianwen-1 tem cinco objetivos principais:

* Mapear a morfologia e estrutura geológica do planeta

* Investigar características do solo, inclusive a presença de gelo ou água

* Analisar a composição material da superfície

* Medir a ionosfera e outras características do clima e meio ambiente de Marte

* Conhecer os campos magnético e gravitacional do planeta 

China em Marte 

Esta não é a primeira tentativa da China de chegar a Marte. Em 2011, o país enviou um orbitador na missão russa Phobos-Grunt, cujo objetivo era pousar em Phobos, uma das luas de Marte. O foguete apresentou problemas e não conseguiu sair das proximidades da Terra. Meses depois, a sonda — que deveria voltar em 2014 com amostras do solo de Phobos — caiu no oceano pacífico.

Desta vez, todo o material da missão é de origem chinesa. Anteriormente, as tecnologias usadas na Tianwen foram testadas nas missões lunares Chang'e e Yutu, o que aumenta as chances de sucesso da sonda.

Com a Tianwen-1, a China entra definitivamente na corrida espacial. Esta é uma das três missões rumo a Marte que acontecem no intervalo de 11 dias. Na última semana, os Emirados Árabes Unidos enviaram um satélite para orbitar o planeta; os Estados Unidos também têm um rover a caminho, o "Perseverance", que deve partir da Terra em 30 de julho.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Pois é, fantástico leitor, e assim a China se junta aos EUA, a Europa, os Russos, os Emirados Árabes Unidos (EAU) e a Índia, mas como os Árabes, os chineses terão ainda de provar que a sua nave não falhará. Enquanto isso, no reino da incompetência dirigida, a nossa pífia Agência Espacial de Brinquedo (AEB) sequer consegue conduzir uma Encomenda Tecnológica (ETEC) com competência, enfim....Fui enganado, me disseram que essa gente era competente e séria, e tá claro que não são nem uma coisa nem outra. Não bastou a época das petralhadas e das coelhadas???? Quando isso vai terminar Presidente Bolsonaro?????

Comentários