Jovens Indianas Descobrem Asteroide Próximo a Marte

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (28/07) no site do “Olhar Digital” destacando que Jovens Indianas descobrem Asteroide próximo a Marte 

Duda Falcão

HOME / CIÊNCIA E ESPAÇO

Jovens indianas Descobrem Asteroide Próximo a Marte

Descoberta foi feita analisando imagens do telescópio PAN-STARRS no Havaí; HLV2514 deve cruzar a órbita da Terra em 1 milhão de anos

Por Rafael Rigues
Editado por Fabiana Rolfini
Olhar Digital
Fonte: Reuters
28/07/2020 - 09h18


Duas jovens estudantes da cidade de Surat, no oeste da Índia, descobriram um novo asteroide, provisoriamente chamado de HLV2514. As meninas, que tem 14 anos, participavam de um programa de busca de asteroides organizado pela Space India, organização que visa o desenvolvimento da ciência e astronomia no país, em parceria com a International Astronomical Search Collaboration (IASC), grupo de cientistas afiliado à NASA.

A descoberta foi feita em junho usando software para analisar imagens capturadas pelos telescópios do programa PAN-STARRS no Havaí, que monitora continuamente o céu em busca de objetos móveis ou variáveis. O feito foi confirmado por J. Patrick Miller, diretor do IASC, em um e-mail enviado às garotas.

Atualmente HLV2514 está próximo a Marte, mas segundo cálculos iniciais ele deve cruzar a órbita da Terra em um milhão de anos. Mas não há risco para nosso planeta, já que um cruzamento não significa uma colisão: a órbita é o caminho elíptico que nosso planeta percorre ao redor do Sol durante um ano, viajando uma distância de 940 milhões de quilômetros. Um cruzamento é a intersecção da órbita do asteroide com a de nosso planeta, em qualquer ponto dela, mesmo que a Terra esteja na posição oposta no momento.

"Estou ansiosa para quando pudermos dar um nome ao asteróide", disse uma das meninas, Vaidehi Vekariya, que quer se tornar uma astronauta. Já Radhika Lakhani, a outra estudante, diz que "nem tem uma TV em casa, para que possa se concentrar nos estudos".

Geralmente cabe ao descobridor a honra de nomear um asteroide, mas isso só pode ser feito depois que a NASA confirmar sua órbita, o que no caso de HLV2514 ainda não foi feito.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br

Comentários