Startups Espaciais Brasileiras Montam Uma Aliança

Olá leitor!

Trago agora uma notícia extremamente positiva sobre uma iniciativa já em curso que muito me alegra e que eu já tinha ciência, e que poderá em médio e longo prazo trazer grandes benefícios aos país. Vejam abaixo o release que me foi enviado.

Duda Falcão

Startups Espaciais Brasileiras Montam Uma Aliança


As startups nacionais do setor espacial contarão em breve com uma associação: a Aliança de Startups Espaciais Brasileira – ASB. A Aliança tem como objetivo principal integrar e representar as startups espaciais brasileiras, promovendo o desenvolvimento das mesmas em prol do atendimento das demandas do mercado, nacional e internacional, através da construção de arranjos produtivos e do desenvolvimento de soluções inovadoras, ágeis, competitivas e inteligentes.

O grupo para criação da ASB foi formado no início de maio do presente ano, promovendo contatos, debates e entendimentos com 14 startups do setor espacial, além de pesquisadores, membros da academia, representantes de parques tecnológicos, profissionais de mercado, investidores, membros da impressa especializada e entusiastas do Programa Espacial Brasileiro, dentro e fora do Brasil, que apoiam a referida iniciativa.

Após mais de 2 meses de discussões e 13 encontros, usando ferramentas de reunião on-line (por causa do COVID-19), o grupo mobilizador definiu o formato legal e as diretrizes gerais para a criação da associação, elegendo como membros da Comissão Organizadora para Fundação da Aliança o Sr. Rui Botelho – Presidente, o Sr. Roberto Dias – 1º Secretário e o Sr. Cássio Oliveira – 2º Secretário.

A Comissão Organizadora deverá consolidar as contribuições apresentadas nas reuniões de trabalho, elaborando a documentação necessária para a fundação da associação. O referido material deverá ser apresentado antes da reunião final de preparação que será realizada na próxima terça-feira, 21 de julho, quando será avaliado e, após aprovação, culminará na deflagração do processo de fundação e registro, por meio do Edital de Convocação para a Assembleia de Fundação, a qual deverá ocorrer em meados de agosto deste ano.

Além da criação da Aliança de startups, em paralelo, o referido grupo também está se organizando para a realização, no formato virtual, do 1º Workshop das Startups Espaciais Brasileiras, o qual se dará no final do mês de setembro deste ano.


Fonte: Aliança de Startups Espaciais Brasileira (ASB)

Comentário: Pois então leitor, agora unidas, as startups espaciais do país serão mais fortes e creio eu prontas para lutarem contra os desmandos e os apadrinhamentos que nos levaram a esta situação vergonhosa. Acredito que em breve leitor, a ASB terá outras novidades e podem esperar que, diferentemente de fantasias, algo significativo, apesar de tudo, certamente será apresentado por essas dinâmicas e competentes empresas. Avante ASB.

Comentários

  1. Muito bom! Busquem o financiamento privado e sejam bem sucedidos!

    ResponderExcluir
  2. Quais são as empresas participantes dessa aliança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá The Denphels!

      Até o momento não foi divulgada a lista com as 14 startups envolvidas, mas logo será!

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Desejo sucesso as empresas participantes deste novo empreendimento!

    ResponderExcluir
  4. Pesquisadores poderão inscrever projetos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professor Thiago,

      Não podemos antecipar muitas informações antes da formalização do processo de fundação e registro da Aliança, mas existe a intenção de promover a aproximação da Academia e o apoio as spin-offs.

      Em breve serão divulgadas mais informações.

      Obrigado pelo interesse!

      Forte abraço,

      Excluir
  5. Ótima notícia!! Que nosso setor cresça cada vez mais, trazendo ciência e tecnologia para o país e empregando e capacitando profissionais!

    ResponderExcluir
  6. Que ocorra tudo bem e que desenvolvemos tecnologia. Parabens.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber o nome das empresas se possível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Favor entrar em contato pelo e-mail brazilianspace@gmail.com.

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário