Comunicação Importante - Experimentos da USFC

Olá leitor!

Dias atrás postei aqui um notícia informando de que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estaria desenvolvendo dois experimentos para serem lançados ainda este ano através de um foguete sondagem VSB-30 brasileiro, tá lembrado??? (reveja aqui). Pois então, notícia esta que me deixou confuso, pois até onde eu tinha conhecimento somente a ‘Operação Cruzeiro’ do programa hipersônico do IEAv estaria confirmada para este ano, e não fazia sentido nenhum que esses dois experimentos fossem colocados abordo do foguete desta missão, afinal, sequer o mesmo chegará ao espaço (será um voo atmosférico).

Vale lembrar amigo leitor que no inicio desse ano havia realmente o planejamento DCTA/IAE de lançar a ‘Operação Igaratá’ e a ‘Operação Cruzeiro’ em outubro e novembro respectivamente, ou seja, uma seguida da outra, visando assim economizar nos custos gerados pelo deslocamento de equipes de São José dos Campos para Alcântara, o que convenhamos, é uma decisão bastante sensata.

No entanto leitor, com passar do tempo, fui informado que a tal 'Operação Igaratá', onde se pretende finalmente testar em voo a Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), havia sido adiada para setembro de 2021 por alguma razão não divulgada (talvez por conta da pandemia o por mais atrasos da Orbital Engenharia, empresa desenvolvedora da plataforma), e com isso não havia como a notícia divulgada pelo portal da UFSC ter fundamente, há não ser que AEB estivesse planejando uma terceira missão, coisa que era bastante improvável.

Diante disto, me comprometi com você leitor em correr atrás e esclarecer este assunto, coisa que fiz, e segundo fui informado por uma de minhas fontes, realmente o DCTA/IAE continua trabalhando para cumprir o cronograma inicial de lançar o VSB-30 da ‘Operação Igaratá’ em outubro, tendo abordo esta Plataforma PSM com experimentos científicos (e entre eles esses dois experimentos da UFSC), e em novembro então, será realizado o lançamento do que parece ser um novo Veículo Acelerador Hipersônico (VAH) tendo abordo o experimento 14-XS do Projeto 14X.

Bom é isso leitor, agora resta torcer para que o cronograma seja realmente cumprido, pois faz muitos anos que o Brasil não consegue realizar duas missões como essa em um mesmo ano. Quiçá essa história venha acabar agora, afinal voos suborbitais são de suma importância para o desenvolvimento espacial de qualquer nação do mundo.

Duda Falcão

Comentários