Universidade de Roma Abre Inscrições Para Mestrado na Área Aeroespacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (23/07) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a 'Universidade de Roma' abriu inscrições para 'Mestrado na Área Aeroespacial'.

Duda Falcão

Universidade de Roma Abre Inscrições Para Mestrado na Área Aeroespacial

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 23/07/2020 10h26
Última modificação: 23/07/2020 11h18


Engenheiros de qualquer especialidade podem se inscrever no Mestrado da Escola de Engenharia Aeroespacial (SIA) da Universidade de Roma “Sapienza”, na Itália. Serão aceitos os candidatos com curso de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, com duração mínima de 5 anos. As inscrições devem ser realizadas até o mês de novembro de 2020.

O Mestrado é uma das atividades que se enquadram no Acordo-Quadro firmado entre a Universidade de Brasília (UnB) e Universidade de Roma “Sapienza”, com o objetivo de facilitar e incentivar a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores entre as duas instituições, além da implementação de projetos de pesquisa e laboratórios conjuntos entre as duas instituições.

Com duração de dois anos, o Mestrado interdisciplinar possibilita que os participantes estudem projetos práticos, como a fabricação de nano e microssatélites, robótica espacial, ciências espaciais e da Terra, experimentos biológicos, navegação, controle e materiais espaciais avançados. Também será possível estudar e experimentar temas relacionados às áreas de propulsão aeronáutica avançada (ramjet, scramjet, motores de ciclo combinado) e propulsão espacial (química e elétrica).

Para os graduados em engenharia aeroespacial, a duração do curso é reduzida para um ano, sendo diretamente permitida a inscrição no último ano da graduação. Ao final do curso o aluno deverá apresentar uma dissertação de um trabalho de pesquisa.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a partir do próximo ano acadêmico o Mestrado será ministrado online, pela primeira vez. A previsão é que nos próximos anos o curso seja oferecido tanto presencial como virtualmente. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: presidesia@uniroma1.it , endereço para o qual também é possível solicitar informações gerais. A taxa anual da universidade é de 1.411 euros divididos em duas parcelas: a primeira (751 euros) deve ser paga no momento da inscrição, e a segunda, em março de 2021.

Para obtenção de mais detalhes referentes ao curso de mestrado da Escola de Engenharia Aeroespacial da Universidade Sapienza acesse aqui. Também é possível entrar em contato com os professores do curso de Engenharia Aeroespacial da UnB, Domenico Simone e Olexiy Shynkarenko pelos e-mails: domenico.simone@aerospace.unb.br e olexiy@aerospace.unb.br ; ambos responsáveis pelo Acordo e pelas atividades compartilhadas.

O professor da UnB, Giancarlo Santilli destacou que a capacitação de estudantes brasileiros na Itália é importante tanto para a formação cultural como intelectual do aluno. “Hoje a Itália é considerada um dos países mais desenvolvidos da Europa no setor espacial. O estudante que obtiver essa formação poderá contribuir com o setor espacial brasileiro, pois os conhecimentos acadêmicos do mestrado conciliam com as atividades que estão sendo desenvolvidas na área espacial do Brasil”, afirmou.

Os engenheiros Júlia Meira Leite Henriques, Renan Santos Ferreira, Caio Henrique Franco Levi Domingos e Guilherme Portilho Ribeiro são os estudantes da Faculdade UnB Gama (FGA) que cursam o Mestrado na universidade italiana. Dois desses alunos conquistaram vagas de estágio na Universidade Libre de Bruxelas, na Bélgica.

Em 2019, o estudante da FGA-UnB, Luiz Fernando Rocha de Carvalho, foi o primeiro aluno FGA a concluir o mestrado na Universidade Sapienza. Hoje ele trabalha na Visiona Tecnologia Espacial, empresa brasileira integradora de sistemas espaciais, localizada em São José dos Campos (SP).

Universidade Sapienza

A Universidade Sapienza de Roma, fundada em 1303 pelo Papa Bonifácio VIII, é uma das mais antigas universidades do mundo. Desde sua fundação desempenha um papel importante na história italiana e esteve diretamente envolvida em mudanças e desenvolvimentos na sociedade, política e economia. A Universidade oferece programas de graduação, PhD, um a dois anos de cursos profissionais e possui escolas de especialização em muitas disciplinas, suportadas por 63 departamentos e 11 faculdades.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Agência Espacial Brasileirea (AEB)

Comentários