Emirados Árabes Unidos Lançam Missão Rumo a Marte Com Sucesso

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo postado ontem (20/07) no site “Canaltech” destacando que os Emirados Arabes Unidos (EAU) lançaram com existo sua missão ao Planeta Marte

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO 

Emirados Árabes Unidos Lançam Missão Rumo a Marte Com Sucesso 

Por Patrícia Gnipper
Canaltech
Fonte: The Verge
20 de Julho de 2020 às 13h40

No início da noite de domingo (19), os Emirados Árabes Unidos fizeram seu primeiro lançamento bem sucedido rumo a Marte, com a missão Hope Mars. O foguete carregando a sonda orbital partiu de solo japonês e o lançamento marca uma nova era na exploração espacial do país em questão, com a missão de começar a estudar o clima marciano. 




A sonda passará sete meses viajando até chegar ao Planeta Vermelho, acionando seus motores periodicamente para corrigir o percurso, até ser inserida na órbita de Marte — o que acontecerá em fevereiro de 2021. Por enquanto, tudo parce correr dentro do planejado: os Emirados Árabes Unidos informaram que os dois painéis solares da nave já foram implantados com sucesso, e a comunicação da sonda com o controle da missão em Terra está acontecendo sem imprevistos.

(Foto: Reprodução/GIUSEPPE CACACE/AFP via Getty Images)

Dentro de mais ou menos um mês, os engenheiros da missão farão a primeira manobra de correção de percurso da nave, garantindo que ela siga no trajeto correto. Afinal, Marte "é um alvo muito pequeno", conforme disse Pete Withnell, gerente de programa da missão na Universidade de Boulder, no Colorado (EUA). Ele disse ainda que chegar ao Planeta Vermelho "é o equivalente a um arqueiro atingir um alvo de dois milímetros, a um quilômetro de distância; portanto, isso não é para os fracos de coração".

Já em fevereiro, se tudo continuar dando certo como está acontecendo inicialmente, chega a hora do maior teste de todos: o momento quando a Hope Mars queimará seus propulsores por 30 minutos para enfim se inserir na órbita marciana. Essa manobra é necessária para que a nave reduza sua velocidade de mais de 121 mil km/h para cerca de 18 mil km/h — e a sonda fará tudo isso sozinha, sem depender de comandos enviados aqui da Terra. Afinal, a comunicação entre os dois planetas leva um certo tempo para acontecer; por isso, a nave precisa ter essa capacidade autônoma neste momento tão crítico, no qual cada segundo pode significar o sucesso ou o fracasso da missão.

Reveja todos os momentos do lançamento da Hope Mars no vídeo abaixo, que é a reprise da transmissão ao vivo que o Mensageiro Sideral realizou no YouTube:



Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br

Comentários

Postar um comentário