ITA Realizou Reunião de Kick-Off do Projeto ITASAT 2

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/07) no site “Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)” destacando que o Instituto realizou nesta quarta-feira (15/07) a reunião de Kick-Off do Projeto ITASAT 2.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

Kick-Off do Projeto ITASAT 2 

Por Prof. Loures
ITA
17/07/2020 

Foto: SO Daniel – DCTA 

Nesta quarta-feira, dia 15 de julho, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, por videoconferência, a reunião de Kick-off do projeto ITASAT 2. Neste tipo de encontro participam os envolvidos no projeto com o objetivo de apresentar os aspectos mais importantes planejados para o sucesso da empreitada.

Estiveram presentes na reunião autoridades do Ministério de Defesa, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agência Espacial Brasileira, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e do Observatório Nacional.

Além dos integrantes brasileiros, a reunião contou com a participação internacional da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), da Universidade Estadual de Utah (USU) e da Universidade do Texas em Dallas (UTD) dos Estados Unidos, além da universidade Technion de Israel.

Após a introdução feita pelo reitor do ITA, Prof. Anderson Correia, os Professores Luís Loures e Christopher Shneider, do Centro Espacial do ITA (CEI), explicaram os procedimentos do Estudo Pré-Fase A que se iniciava com esta reunião. Esses estudos deverão transcorrer até outubro e serão divididos em duas fases: a primeira investigando a missão científica a ser realizada e a segunda estudando o tipo de sistema que deverá atendê-la.

“Hoje é um dia muito significativo, marca o início de um projeto ambicioso, realizado em parceria entre Brasil, Estados Unidos e Israel, e demonstra o reconhecimento de nossa competência e potencial para atuação nas atividades da área aeroespacial.” Comentou o Prof Anderson, Reitor do ITA.

O ITASAT 2 é um projeto de um voo de formação de três satélites para fazer investigações científicas e tecnológicas na ionosfera. A pesquisa é uma continuação da pesquisa iniciada com o projeto SPORT, um nanosatélite com a finalidade de investigar o clima espacial, e sua importância reside no fato da ionosfera ter uma influência muito grande nos sistemas eletrônicos atuais utilizados em nossa sociedade, tais como o GPS, de comunicações e de transmissão de energia.

Segundo o Prof Loures “Esse trabalho de estudo da Pré Fase A confiado pela AEB ao ITA demonstra a confiança da agência no nível técnico alcançado pelo ITA no projeto de Sistemas Espaciais. Essa competência se iniciou com o ITASAT, financiado pela AEB, e se consolidou definitivamente com nosso trabalho com a NASA e universidades americanas no satélite SPORT. O ITA se estabelece como um "player" neste nicho espacial e nosso caminho mostrará que faremos muito mais ainda. Até dezembro, terminaremos este estudo e iniciaremos atividades de projeto já em 2021.”

Após as explicações, houve uma palestra do Prof. Charles Swenson da Universidade Estadual de Utah (USU) intitulada “The Science on ITASAT 2”. Por fim, o espaço foi aberto a perguntas dos participantes que dirimiram dúvidas, levantaram questionamentos e fizeram sugestões para o projeto.

A partir da próxima semana as equipes serão constituídas e vários pesquisadores desta instituições e alunos do ITA estarão discutindo a missão a ser realizada.


Fonte: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - http://www.ita.br 

Comentário: Sensacional leitor. Parabéns ao Dr. Loures e sua equipe do ITA, este sim um profissional sério e com serviços prestados a nação, e que com a experiência que tem nessa área, como a seriedade e compromisso que sempre demonstrou atuando como servidor público, bem poderia estar coordenando pelo lado do governo um verdadeiro programa de desenvolvimento de um Veículo Lançador de Satélites em parceria com as Startups do país. Certamente leitor estaríamos hoje (um ano e meio de Governo Bolsonaro) bem próximos de alcançar esse sonho. Enfim... triste, mas fazer o que??? O Dr. Loures participou de uma de nossas ‘lives’ sobre Smallsats no Brasil que você poderá assistir clicando aqui.

Comentários