O Mundo Avança Espaço a Fora Enquanto a AEB Lança Um Novo Portal

Olá leitor!

No final da tarde de ontem (24/07), enquanto o mundo avança para todos os cantos do nosso sistema solar, a nossa pífia agencia espacial lançou o seu novo portal, dando assim mais um exemplo de que continuará deitada no berço esplêndido da fantasia e da incompetência dirigida.

Pois é leitor, infelizmente fomos enganados, nada mudou e o Ministro Marcos Pontes esta saindo pior do que o soneto. Vale lembrar que quando de sua escolha para o MCTI se criou uma grande expectativa em torno de sua futura gestão (inclusive de minha parte), e também e principalmente pelo mesmo ter em mãos a histórica CARTA DE FOZ DO IGUAÇU, documento este com 24 sugestões formulado pela própria Comunidade Espacial (reveja aqui), porém o que se viu até agora, 1 ano e seis meses depois, é que os mesmos  problemas de lobismo, incompetência de gestão, apadrinhamento, falta de foco, mentiras, e a falta de respeito com o empregador que ocorreram na 'Era das Coelhadas', continuam ocorrendo, apesar de num contexto geral da boa gestão do Governo Bolsonaro. Aliás leitor, antes de continuamos, parece existir o chamado acordo de cavalheiros (aquela coisa do você não me ataca e eu não te ataco, vide como exemplo a presença de vermelhos vez ou outra nos eventos da Agência), pois até agora não se ouve nada sobre a necessária investigação legal da 'Era das Coelhadas'.

A esperança de mudança que tínhamos leitor (mesmo pequena) girava em torno da tal 'Frente Parlamentar Mista Para o Programa Espacial Brasileiro (FPMPEB)', sendo que a própria, através do seu presidente, o Dep. Daniel Freitas, havia me pedido um voto de confiança ao qual me prontifiquei a dar e o fiz como o nosso leitor bem sabe. Entretanto, desde que comecei a apontar à assessoria do Deputado a necessidade de alguma intervenção nesta situação, seja de forma direta ou indiretamente levando os problemas ao próprio Presidente Bolsonaro, o que se viu leitor, foi o Deputado trocando figurinhas com o Presidente da AEB visando aumentar as atividades espaciais de seu estado no contexto do orçamento. Triste, muito triste mesmo.

Confesso leitor que na minha opinião o PEB está condenado, continuará existindo como fonte de recursos para poucos que continuarão lesando o erário público do país até quando for possível seguindo agendas de décadas e apresentando resultados pífios. Hoje, mesmo a com a criação da "Aliança de Startups Espaciais Brasileira (ASB)" (reveja aqui), esta atualmente urubuzada que está pelas raposas da incompetência dirigida desde que souberam desta iniciativa, é preciso entender que a ASB não foi criada para salvar o Programa Espacial Brasileiro (PEB) como bem disse recentemente um de seus fundadores, mas sim, para mostrar que é possível ser sério, competente, dinâmico e eficiente neste setor, e para tanto, elas precisavam de uma representatividade política, pois juntas são mais fortes e influentes.

De minha parte leitor, seguirei com a minha programação inicial de realizar as duas 'lives' que faltam (a da Regulamentação dos Foguetes Educativos e a do Acordo de Salvaguardas), e encerrar definitivamente a minha história no Blog BRAZILIAN SPACE, blog este que poderá continuar caso o acordo acertado com um grande brasileiro seja confirmado.

Desde já, desejo a todos da ASB sucesso, mantenham-se firmes, não se deixem levar por interesses outros e façam a diferença, pois o país precisa de vocês, e quem sabe este exemplo um dia venha ajudar a Sociedade Brasileira acordar e cobrar do governo atitudes condizentes com os interesses da Nação Brasileira neste setor.

Duda Falcão

Comentários

  1. Infelizmente você tem toda a razão, inclusive não sei porque existe o Ministério de Ciência e Tecnologia no Brasil se apoio as iniciativas nunca foram pra frente e ficam se glorificando que tal cientista esta participando em desenvolvimento de tecnologias de ponta, porem fora do país.

    ResponderExcluir

Postar um comentário