Comunicado Importante

Olá leitor!

Corre um zunzunzun nos bastidores do PEB de que essa semana o Ministro Marcos Pontes irá anunciar algo de significativo no pífio universo espacial brasileiro. Será????

Bom leitor, até o momento, em 1 ano e meio de Governo Bolsonaro, o nosso “Patinho Feio” continua totalmente sem rumo e precisa que alguém de 'peito e com bolas' venha colocar essa “joça” nos trilhos, ou pagaremos um alto preço por essa falta de atitude no final dessa década. Se não vejamos:

* A AEB, continua pífia e sem a menor representatividade política, ligada ainda ao MCTI e servindo de cabide de emprego e aos interesses de empresas apadrinhadas.

* O Ministro Marcos Pontes, esse ao que parece colocado de escanteio pelas raposas de plantão, segue servindo como garoto propaganda da campanha governamental contra o COVID-19.

* O Presidente Bolsonaro, este cada vez mais afastado da questão espacial, sequer neste período de um ano e meio fez uma única visita a Região de Alcântara.

* O Projeto do Veiculo Lançador de Satélites, este de suma importância e mobilizador para o desenvolvimento sustentável das atividades espaciais do país, segue sem rumo e envolto em fantasias, sem a menor expectativa real de ser concretizado.

* A Carta de Foz do Iguaçu, um documento histórico com 24 sugestões produzido pela Comunidade Espacial e entregue ao então candidato a Ministro, o Astronauta Marcos Pontes, durante o ‘I Congresso Aeroespacial (I CAB)’, segue desaparecida ou esquecida propositalmente em alguma gaveta dos obscuros bastidores da nossa capital federal.

* E para piorar ainda mais a situação, os terríveis planos de “engessamento” da tal nova Governabilidade do PEB, criados que foram durante o Desgoverno TEMER, seguem sendo colocados em curso por esses que os defendem, um tremendo desatino que levará o nosso PEB ainda mais fundo no poço da incompetência e da estupidez.

Pois então leitor, como você mesmo pode notar a situação é muito ruim e neste momento a única esperança da Comunidade Espacial Brasileira recai em cima dos ombros da 'Frente Parlamentar Mixta Para o Programa Espacial Brasileiro (FPMPEB)'. Entretanto leitor, confesso a você que de minha parte essa esperança diminui a cada momento, pois sequer ainda obtive um retorno do Dep. Daniel Freitas quanto aquele artigo que escrevi sobre o novo PNAE. (reveja aqui).

Duda Falcão

Comentários