VSB-30 da 'Operação TEXUS 56' Lançado Com Sucesso na Suécia

Olá leitor!

A Swedish Space Corporation (SSC) anunciou no dia 19/11 em seu site oficial o lançamento bem-sucedido do foguete VSB-30 da ‘Operação TEXUS 56, lançamamento este ocorrido às 09:35 UTC, do dia 15 de novembro (sexta-feria) do Esrange Space Center, na Suécia.


A bordo do foguete que atingiu 256 km de apogeu, estavam três experimentos financiados pela Agência Espacial Européia (ESA) e pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR), investigando como nascem os planetas, como otimizar a utilização de metais como combustíveis e como melhorar a qualidade dos cristais semicondutores.

"Concluímos que o lançamento foi muito bem-sucedido e que todas as equipes obtiveram dados recompensadores", diisse David Hagsved, gerente de projetos da Esrange. 

Aproveito aqui para agradecer publicamente a notificação feita por um leitor anônimo que me permitiu dar esta notícia.

Duda Falcão

Comentários

  1. Uá Duda, o VSB-30 não tinha sido substituído por outro foguete de sondagem?... acho que da Boeing, se não me engano. Enfim, bom saber que este foguete cumpriu mais uma missão e espero que seja lançado muitas vezes, preferencialmente se uma empresa privada brasileira fosse a responsável pelo fornecimento, librando o IAE para seguir outros desenvolvimento. Forte abraço: Antonio Carlos Foltran.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Foltran!

      Que eu saiba não houve isso não, pelo menos não para o Programa TEXUS e o VSB-30 continuará sendo usado por muito tempo. Quanto a sua industrialização, bom, até onde sei é um desejo do IAE, mas até agora não saiu do papel.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário