Conheça a 'CRON Sistemas' Nova Startup Espacial Brasileira Que Já Chega Com Duas Missões Espaciais em Curso

Olá leitor!

Pois é como diz acima o título desta nota, o Brasil ganha mais uma startup espacial bastante promissora, não só por ter entre seus sócios, profissionais de reconhecidos serviços prestados ao PEB e ao Setor Aeronáutico Brasileiro, mas também pela ousadia de seus planos como veremos a seguir.

Criada para desenvolver missões espaciais que utilizem satélites de baixo custo do tipo cube ou nanosats e também fornecer dados espaciais gerados por estes sistemas, a ‘CRON Sistemas e Tecnologias Ltda’ irá oferecer aos seus clientes o sistema completo desde a concepção da missão, até o seu projeto, fabricação, integração, testes, lançamento e operação, e para tanto contará com parceiros no Brasil e no exterior para as diferentes fases do processo, atuando como contratante principal e integradora.

Fundada ainda em 2015 por engenheiros e profissionais oriundos do Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE (Dr. Otávio Santos Cupertino Durão e um outro ex-engenheiro do instituto) e do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica – DCTA (Brigadeiro Gilberto Rigobello - reserva), todos eles participantes em todas as fases ou em parte delas de projetos de cubesats no Brasil e no exterior, já realizados ou em curso, como o NanosatC-Br1, NanosatC-Br2, ITASAT-1 e SPORT e de projetos do Setor Aeronáutico como o do Caça AMX, no momento ousadamente a CRON já trabalha em duas missões espaciais pouco tempo depois de criada.

A primeira missão denominada de CRON-1 subtitulada de ‘NanoMirax’ visa desenvolver um cubesat 2U para uma missão científica de detecção de raios X e gama (uma espécie de miniaturização da pretendida missão científica Mirax do INPE), e tem o seu ‘Modelo de Engenharia (Fase II)’ previsto para ser concluído em junho de 2020.

Já a segunda missão, a de um cubesat 3U para propulsão com uma vela solar, ainda se encontra em estudos iniciais, na concepção (Fase I), sendo que ambos os projetos foram selecionados pelo “Programa PIPE, de Inovação na Pequena Empresa”, da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP).

O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a startup CRON e aos seus sócios pela iniciativa e pela ousadia e ficará na torcida pelo seu êxito, bem como se coloca desde já a disposição para divulgar notícias sobre as suas conquistas futuras.

Duda Falcão

Comentários