Depois da Lua, Índia Planeja Enviar Sonda ao Planeta Vênus

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (08/11) no site “Canaltech”, destacando que depois da Lua a Índia está planejando enviar sonda ao planeta Vênus.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO

Depois da Lua, Índia Planeja Enviar Sonda ao Planeta Vênus

Por Felipe Junqueira
Canaltech
Fonte: Space.com
08 de Novembro de 2019 às 17h10

A Índia mal começou suas aventuras espaciais envolvendo a Lua e já tem planos para enviar uma sonda para o segundo planeta do Sistema Solar, Vênus. A ISRO (agência espacial indiana) já enviou a ideia para o governo do país, e aguarda a autorização para uma missão orbitando o "planeta infernal" nos próximos anos, talvez em 2023.

A ideia é estudar mais profundamente o planeta vizinho, não apenas observar sua superfície, como também um pouco do interior venusiano. A sonda a ser enviada teria mais de uma dúzia de instrumentos para analisar a atmosfera e a ionosfera do astro, além de tudo. “O objetivo principal é mapear a superfície e a subsuperfície de Vênus”, confirmou Nigar Shaji, cientista da ISRO.

União Soviética e Estados Unidos já chegaram a enviar sondas a Vênus no passado. A ESA (agência espacial europeia) também já estudou o planeta em questão, bem como o Japão. Caso os indianos tenham sucesso, a ISRO será a quinta agência a explorar o planeta Vênus a partir de sua órbita.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é, países como a Índia e Israel são a prova cabal de que se tivéssemos seriedade pautada em gestões competentes poderíamos hoje fazer parte do seleto clube de países que dominam o ciclo completo de acesso ao espaço.

Comentários