Estudantes Participam de Desafios em Hackathon Aeroespacial no CVT

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (13/11) no site “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que Estudantes participaram de desafios em Hackathon Aeroespacial no CVT.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Estudantes Participam de Desafios em Hackathon Aeroespacial no CVT

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 13/11/2019 - 16h12
Última modificação: 13/11/2019 - 17h02


O Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial), em Parnamirim (RN), foi palco nos dias 8 e 9 de novembro do Hackathon Aeroespacial 2019, uma competição de design com duração de 24 horas ininterruptas que projeta soluções no segmento aeroespacial. A maratona contou com a participação de estudantes dos cursos de graduação de Design Industrial e de pós-graduação de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Hackathon Aeroespacial é uma iniciativa da Agência Espacial Americana (Nasa) e funciona como uma maratona para desenvolvimento de uma solução prática para um problema de projeto. Na edição deste ano, quatro equipes formadas por 10 integrantes tiveram como desafio criar uma empresa fictícia, projetar e desenvolver um protótipo de seu próprio veículo de turismo espacial. Ao final das 24 horas as equipes apresentaram seus projetos em formato de “pitch” para uma banca de especialistas. O projeto apresentava a identidade visual da empresa, a modelagem 3D e simulação virtual do veículo aeroespacial, requisitos exigidos no projeto.


Segundo o coordenador do evento, professor Dino Lincoln da UFRN, a participação dos alunos na Hackathon Aeroespacial foi uma oportunidade de ampliar conhecimento e despertar vocações pelo setor espacial. “É gratificante perceber a empolgação dos estudantes em aprofundar suas pesquisas e protótipos”, destacou. O professor ressaltou ainda que o CVT-Espacial é uma iniciativa de valor agregado que incentiva os jovens a seguirem as carreiras de aeronáutica e espaço, além de ser culturalmente relevante para que os estudantes – futuros multiplicadores de opinião – saibam explicar a importância do Programa Espacial Brasileiro para a sociedade”, afirmou.

Durante a competição os alunos tiveram contato com profissionais do setor espacial por meio de diversos workshops nas áreas de foguetes, astronomia, empreendedorismo e outros temas. O evento teve o apoio do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e da Prefeitura de Parnamirim. 


CVT-Espacial 

CVT-Espacial é uma iniciativa da AEB inserida no Programa de Apoio à Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolvido em parceria com o CLBI, com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). 

Agência Espacial Brasileira (AEB) 

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.



Fonte: Site da Agência Espacial brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br 

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo.

Comentários