ETs Existem? 90% dos Planetas do Tamanho da Terra Podem Ser Lar de Vida Alienígena

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (19/11) no site “Sputnik Brasil”, destacando que segundo um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), 90% dos planetas do tamanho da Terra podem ser Lar de Vida Alienígena.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ETs Existem? 90% dos Planetas do Tamanho da Terra Podem Ser Lar de Vida Alienígena

Sputnik Brasil
19/11/2019 - 12:00
Atualizado em 19/11/2019 - 12:03

Foto/ NASA / JPLCaltech/T. Pyle

Uma nova pesquisa realizada por uma equipe de cientistas aponta que nove em cada 10 planetas do tamanho da Terra podem ser o lar de vida alienígena.

De acordo com o grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), o segredo da alta habitabilidade de um astro está em sua inclinação estável que, relativa à órbita de um planeta em torno de uma estrela, dá origem a estações estáveis e previsíveis que incentivam plantas e animais a prosperar e evoluir. 

Embora sistemas solares como o nosso, com apenas uma estrela e um grande número de planetas, sejam bastante raros, os sistemas de duas estrelas, chamados binários, parecem ser muito comuns. 

Além disso, a presença de duas estrelas parece estabilizar a inclinação de um planeta, acreditam os cientistas, cujos resultados do estudo foram publicados na revista Astrophysical Journal.


Parâmetro Para Evolução de Organismos 

Dessa forma, os cientistas descobriram que 87% dos exoplanetas, com dimensões parecidas com a da Terra, deveriam ter inclinações de eixo igualmente estáveis – um parâmetro vital para a estabilidade climática que favorece a evolução de organismos complexos.

"Os sistemas de estrelas múltiplas são comuns e cerca de 50% das estrelas têm estrelas companheiras binárias. Sistemas solares de estrela única com múltiplos planetas como o nosso parecem ser mais raros", cita o tabloide britânico Daily Star as palavras do pesquisador adjunto, professor Gongjie Li. 

Já as mudanças bruscas de inclinação, assim como ocorre em Marte, podem ter ajudado a destruir sua atmosfera, disseram os pesquisadores.

© Foto/ NASA/JPL-Caltech
Representação artística do planeta HD 188553 Ab com três sóis.

Apesar das eras glaciares e das ondas de calor, o clima geral da Terra tem sido calmo há centenas de milhões de anos, graças ao seu eixo de inclinação, permitindo que a vida se instale.

Este é o ângulo entre o plano de sua órbita e o equador. Mas essas oscilações mudam de forma agressiva em Marte, o que mataria regularmente qualquer chance de vida avançada. A orientação da Terra só muda entre 22,1 e 24,5 graus ao longo de 41.000 anos.


Fonte: Site Sputnik Brasil - https://br.sputniknews.com

Comentários