Índia Confirma Que Frenagem de Nave Falhou ao Tentar Pousar na Lua em Setembro

Olá leitor!

Segue abaixo notícia postada dia (21/11) no site “Canaltech”, destacando que a Índia confirmou que frenagem de sua espaçonave falhou ao tentar pousar na Lua em setembro.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO

Índia Confirma Que Frenagem de Nave Falhou ao Tentar Pousar na Lua em Setembro

Por Daniele Cavalcante
Canaltech
Fonte: SpaceNews
21 de Novembro de 2019 às 21h50

O governo indiano divulgou novos detalhes sobre a falha na tentativa de pouso do módulo Vikram na Lua, em setembro deste ano, como parte da missão Chandrayaan-2. O lander deveria ter pousado na região sul da superfície lunar no dia 6 daquele mês, mas os controladores da missão perderam o contato quando o módulo estava a apenas 2,1 quilômetros de distância da Lua.

Até então, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) manteve silêncio sobre o que realmente aconteceu. No entanto, na última quarta-feira (20), Jitendra Singh, ministro de Estado do Departamento de Espaço, publicou uma resposta às perguntas da câmara do Parlamento indiano sobre o que aconteceu durante a missão.

(Imagem: ISRO)
Apesar do acidente no pouso do lander Vikram, a missão Chandrayaan-2 segue em andamento com sua sonda orbital.

Em sua declaração, Singh disse que o Vikram teve um problema com os propulsores de frenagem, responsáveis por diminuir a velocidade durante a descida. De acordo com o ministro, a primeira fase de descida foi realizada a uma altitude de 30 km até chegar a 7,4 km acima da superfície da lua. O módulo diminuiu sua velocidade de 1.683 metros por segundo para 146 metros por segundo durante esse período.

Durante a segunda fase de descida, no entanto, “a redução na velocidade foi diferente do valor projetado", disse o ministro. "Como resultado, o Vikram pousou em um raio de 500 metros do local designado", concluiu. Singh não deu detalhes sobre o que causou essa alteração no valor programado da velocidade de descida, mas essa declaração é o primeiro reconhecimento formal do governo indiano de que realmente houve uma falha durante a tentativa de pouso, e não apenas uma falha de comunicação entre o lander e os controles terrestres.

De acordo com S. Somanath, diretor do Vikram Sarabhai Space Centre, a ISRO estava adiando um anúncio sobre o episódio até que os engenheiros pudessem concluir suas investigações sobre a perda do sinal. Eles estavam usando simulações para reproduzir o que teria acontecido. Somanath, no entanto, reconheceu que o dispositivo provavelmente atingiu a superfície lunar em alta velocidade, algo "além de sua capacidade de sobrevivência". Ou seja: ainda que a ISRO não tenha declarado desta maneira, as entrelinhas revelam que o lander deve mesmo ter se chocado contra a superfície lunar.

Apesar de tudo, a ISRO afirma que a missão Chandrayaan-2 cumpriu entre 90% e 95% de seus objetivos, pois o módulo orbital está funcionando e deverá passar um ano circulando a Lua de um polo ao outro. A Índia tentará uma nova tentativa de pouso na Lua daqui a 12 meses, em novembro de 2020, com a missão Chandrayaan-3.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é, realmente foi uma pena, mas os indianos não esmorecem tão facilmente como certo país que conhecemos e certamente irão tentar de novo.

Comentários