UFMA e Agência Espacial Brasileira Buscam Fomentar Pesquisas na Área de Engenharia Aeroespacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (29/11) no site da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) destacando que durante a sua passagem hoje por esta universidade o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Sr. Carlos Moura, se reuniu com o vice-reitor desta universidade maranhense, Marcos Fábio Matos, entre outros, com o intuito de estabelecer parcerias entre as instituições.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

UFMA e Agência Espacial Brasileira Buscam Fomentar Pesquisas na Área de Engenharia Aeroespacial 

Por Emerson Araújo
Revisão: Jáder Cavalcante
Agência UFMA
29/11/2019
Última alteração em: 29/11/2019 - 19:33

Fotos: Luciano Santos 
SÃO LUÍS - Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 29, uma reunião entre o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Marcos Fábio Matos; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, com o intuito de estabelecer parcerias entre as instituições, fomentar a pesquisa acadêmica na área de engenharia aeroespacial e estimular a qualificação de profissionais da UFMA para atuação no mercado de trabalho. Também estiveram presentes representantes do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA.

“Temos uma Universidade bem-equipada, cursos de pós-graduação na área, então nada melhor que aproveitar essa estrutura para desenvolver projetos em comunhão com AEB. Para nós, este é o momento. Acabamos de redesenhar o organograma da Universidade e contamos hoje com uma agência de inovação e empreendedorismo. Tivemos ontem um fórum para tratar especificamente do marco regulatório da inovação, então a UFMA está muito interessada nessas parcerias”, afirmou o vice-reitor Marcos Fábio.

Para o pró-reitor da Ageufma, a interação entre as instituições envolvidas deve gerar benefício para ambas: “O Centro de Lançamento de Alcântara solicitou nossa parceria e de pronto aceitamos. Para isso, temos trazido profissionais do CLA para nos ajudar no curso de Engenharia Aeroespacial junto aos estudantes de graduação. O objetivo é preparar nossos alunos para futuramente ingressarem no mercado aeroespacial e constituírem mão de obra qualificada para atender às demandas, não somente do Centro de Lançamento de Alcântara, como também qualquer outro”, disse Fernando Carvalho.

Ao falar da ligação entre o CLA e a Universidade Federal do Maranhão, o presidente da AEB foi enfático: “Pela primeira vez, estou visitando a UFMA e fui muito bem recebido por todos. A Universidade nos apresentou excelentes novidades no campo da pesquisa e nós retribuímos com boas ideias. Sem dúvida, a UFMA é um dos nossos diferencias, pois, além da parte geográfica e ambiental de Alcântara, contamos com total apoio da Universidade”.

Em relação à parceria formada entre as instituições, o presidente Carlos Moura completou: “Desconheço outro centro de lançamento que tenha à sua disposição tanta diversidade e potencial como São Luís. A maioria dos nossos técnicos e engenheiros são originários da Universidade Federal do Maranhão, e o CLA só é tão competente por conta desse pessoal que foi recrutado aqui. Por isso esse exemplo virtuoso precisa se repetir. Temos tudo para dar certo. Vamos dar as mãos e avançar”, finalizou.

Além da reunião, uma visita técnica foi realizada para apresentar aos convidados a Cidade Universitária Dom Delgado, passando pelo Centro Pedagógico Paulo Freire, por laboratórios do prédio de pós-graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET), além de conhecerem o projeto Maranhão Sat 0.1, da disciplina de Sistemas Embarcados para Nanossatélites do Mestrado em Engenharia Aeroespacial da UFMA, em que os alunos desenvolveram um protótipo de um satélite para mapeamento de áreas, no Laboratório de Processamento de Informação Biológica do CCET. O encontro será encerrado com uma palestra do presidente da Agência Espacial Brasileira no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, às 14h30. 

Saiba Mais 

A Agência Espacial Brasileira (AEB) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

O presidente da AEB, Carlos Moura, é graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica e Mestre em Ciências, área de informática (engenharia de software) pelo Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA), tem experiência em projetos aeroportuários e de centros de lançamento espacial, desenvolvimento, qualificação e operação de sistemas computadorizados de aplicação crítica.

 

Fonte: Site da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - https://portais.ufma.br

Comentário: Hummm, interessante, então a UFMA já trabalha no desenvolvimento de um nanosatélite? Legal, mais um nanosatélite universitário em desenvolvimento no Nordeste além do já em desenvolvimento 'Satélite para Análise e Coleta de Dados Experimentais (SACODE) da UFC - Universidade Federal do Ceará (veja aqui), que bom amigo leitor e enquanto isso na Bahia...

Comentários