Artigo de Brasileiros Propondo Nova Classificação Para Naves Espaciais é Publicado na AAST

Olá leitor!

Um interessante artigo inscrito pelos pesquisadores brasileiros “Rui C Botelho” do Centro Universitário UniRuy de Salvador, e pelo “Ademir L. Xavier Jr”, servidor da Agencia Espacial Brasileira (AEB), denominado “A Unified Satellite Taxonomy Proposal Based on Mass and Size”, foi publicado no final de outubro na prestigiada revista internacional “Advances in Aerospace Science and Technology (AAST)”. Veja abaixo o resumo deste artigo: 

“A classificação de naves espaciais em massa é uma das principais métricas para definir o tamanho dos veículos lançadores e os custos de lançamento de satélites em órbita. A existência de muitas classificações (com base em categorias de tamanho e valores de faixa de massa) torna imprecisa sua caracterização global comum. Diante disto, este artigo apresenta uma revisão dos principais esquemas de classificação de satélites e uma breve discussão sobre as tendências atuais no mercado de lançadores como uma entrada para a classificação de satélites. Com base nas faixas de massa e tamanho e considerando os esquemas anteriores e as capacidades de lançamento, é então proposto um novo arranjo de classificação. De acordo com o novo esquema, os satélites são agrupados em 10 categorias, seguindo regras específicas, dependendo da massa e tamanho. Além de unificar definições anteriores de categorias para pequenos satélites, nossa nova taxonomia de espaçonave tem a vantagem de criar classes para dispositivos espaciais muito grandes, como estações espaciais e possíveis missões de exploração interplanetária.”

Pois é leitor, os interessado podem acessar o artigo completo pelo link: https://www.scirp.org/pdf/AAST_2019102814224562.pdf 

Duda Falcão

Comentários