Protótipo da Espaçonave de Elon Musk Explode em Teste e Tem Seu Topo Jogado Longe

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (21/11) no site “Sputnik Brasil”, destacando que Protótipo da espaçonave de Elon Musk explode em teste e tem seu topo jogado longe.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Protótipo da Espaçonave de Elon Musk Explode em Teste e Tem Seu Topo Jogado Longe (VÍDEO)

Sputnik Brasil
21/11/2019 - 09:08

© REUTERS, LABPADRE / MARIA POINTER @BOCACH

O primeiro protótipo em tamanho real da espaçonave Mk1 da SpaceX teve seu topo explodido durante um teste de pressão criogênica, relatou nesta quinta-feira (21) o portal space.com.

"A Starship Mk1 de aço inoxidável sofreu uma anomalia durante um teste de pressão criogênica nesta quarta-feira (20) na instalação da SpaceX perto do vilarejo Boca Chiba, no sul do Texas. A campanha de testes da Mk1 começou justamente ontem (19 de novembro), quando o veículo 'respirou' durante seu primeiro teste de pressão", conta o portal.


 
Descanse em paz, Starship Mk1. 

Também há um vídeo onde se pode ver como o topo do foguete se afasta do resto da espaçonave, e alguns segundos depois cai no chão perto da plataforma de testes.

Como observou o chefe da SpaceX, Elon Musk, a empresa não vai reparar a Starship Mk1 danificada durante os testes, pois era necessário apenas para o teste de algumas tecnologias. SpaceX planeja ir direto para a criação de versões mais avançadas do foguete.


A nave espacial reutilizável foi concebida para voar para a Lua, Marte e outras missões interplanetárias, e servirá também como o segundo estágio do lançador superpesado BFR (Big Falcon Rocket), no qual a SpaceX está trabalhando.

© AP Photo / John Raoux
Lançamento de satélite da SpaceX.

Elon Musk apresentou a Starship Mk1 no final de setembro. É um foguete de aço inoxidável de 50 metros. Pode ser usado não só para missões tripuladas, mas também para lançar satélites na órbita da Terra e fornecer equipamento científico à Lua. Elon Musk disse naquela época que um ou dois meses depois a nave iria fazer seu primeiro voo, durante o qual ela subiria a uma altura de 20 quilômetros.


Fonte: Site Sputnik Brasil - https://br.sputniknews.com

Comentário: Olha leitor, os Muskteiros de plantão que me perdoem, eu até tentei ficar fora da divulgação dessa notícia, mas depois que vi esse vídeo, sinceramente ficou difícil, pois me lembrou as cenas das maquetes de isopor dos filmes japoneses de Ultramam e outros da década de 60, kkkkkkkkk, sinceramente sei não, kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Comentários

  1. O protótipo da Starship estava sob teste de pressão, o que é exigido depois de construído um novo sistema hidráulico, pneumático ou gasoso. Como tem muita solda e conexões, antes de ser submetido a teste a quente, o sistema tem de passar por diversos ensaios, como testes não destrutivos (raio X, liquido penetrante, visual) e por testes destrutivos, como o de pressurização com o fluido que será utilizado ou com ar comprimido, mas com pressão até 1,5 vezes a pressão nominal. É para explodir mesmo, se tiver algum problema não descoberto nos testes a frio; por isso chamar teste destrutivo. Se passar pelo teste, tem mais garantia de que não explodirá quando do lançamento. Isso não é nenhum demérito para Elon Musk, para a Space X ou para a Starship, mas uma falha provocada pelos profissionais da empresa contratada pela Space X para os serviços de construção da nave espacial. O projeto é revolucionário de um homem que já provou ter competência para fazer acontecer. Copérnico, no seu leito de morte, quando disse que o Sol era o centro de nossa galáxia e não a Terra, muita gente também riu e taxou sua revelação como delírio diante da morte. Pena que, talvez, não estejamos mais aqui na Terra quando Marte receber seus primeiros novos habitantes, a darem início à realização de sonho de séculos e séculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk, valeu Bernardino, só esqueceram de anotar a placa.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazillian Space)

      Excluir
  2. Gaguinho para Duck Dogers: comandante temos um problema aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!

      Kkkkkkkkk, mais ou menos por ai.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Ahh os foguetes, eles adoram explodir hehe. Falando sério agora, admiro o Elon Musk. O cara pode ter um jeitão espalhafatoso, estilo Tony Stark, mas está fazendo coisas incríveis, é verdade ou não é? Gostando ou não o bicho lidera uma companhia privada que já tem mais sucesso na exploração espacial do que estados inteiros por aí, é ou num eh? rs Foguetes explodem. Se olharmos para a história da exploração espacial veremos muitas bolas de fogo, inclusive com vítimas, o próprio falcon 9 explodiu várias vezes em suas tentativas mas hoje está uma manteiga.

    "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo" - Winston Churchill

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk, valeu amigo pela sua contribuição, pena que de forma anônima, até buscando uma das frases mais marcantes de um personagem histórico como o Winston Churchill para sustentar o seu argumento, porém o Churchill era um homem muito sensato, centrado, e tudo que prometeu e fez foi dentro do que estava ao seu alcance, mas enfim, nada como o tempo para dirimir dúvidas.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário