Acordo de Alcântara Tramitará no Senado a Partir Desta Terça

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (12/11) no site do jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que como já havíamos informado o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) irá tramitar no Senado a partir desta terça-feira.

Duda Falcão

POLÍTICA

Acordo de Alcântara Tramitará no Senado a Partir Desta Terça

De acordo com o relator da matéria, senador maranhense Roberto Rocha (PSDB),
debates não deverão se estender em comissão; assunto pode ser
remetido a plenário ainda nesta semana. 

Por THIAGO BASTOS
O Estado do Maranhão
Da editoria de Política
12/11/2019
Foto: Agência Senado
Roberto Rocha já emitiu parecer pela aprovação dos termos do acordo.

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil/Estados Unidos para o uso da base de Alcântara começará a ser analisado pelo Senado Federal a partir de hoje (12), às 11h de acordo com o senador maranhense Roberto Rocha (PSDB), relator da matéria na Casa, os debates não deverão se estender na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) na Casa e o assunto pode ser remetido a plenário ainda esta semana.

Relator Acredita em Tramitação Mais Rápida

Antes dos debates, o parecer favorável à parceria será lido. De acordo com o documento encaminhado a O Estado, “a entrada em vigor do ato internacional em apreço colocará o Brasil no mercado global de lançamentos de carga ao espaço”. Segundo o relator, o acordo se somará a “oportunidade de se destravar a operação comercial de Alcântara” e viabilizar a implantação, na prática, da política especial brasileira.

As discussões no Senado ocorrerão quase um mês após apreciação e aprovação do texto na Câmara dos Deputados. Na Casa, praticamente todos os deputados do Estado demonstraram apoio ao texto. Na votação em Plenário, registrada no dia 22 do mês passado, apenas Bira do Pindaré (PSB) votou contrário. O deputado Zé Carlos (PT) absteve-se da apreciação.

No Senado, além de Roberto Rocha (PSDB), os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania) já se manifestaram publicamente a favor do acordo. Após apreciação na CREDN, o texto ainda seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para admissibilidade legal do parecer. Em seguida, a matéria segue para Plenário.

A expectativa é que a matéria seja apreciada a partir da semana que vem entre os senadores. Antes da votação, parlamentares interessados na aprovação costuram acordos com a oposição para evitar obstruções, como ocorreu na Câmara. Para a passagem do texto na Casa, foi necessária mobilização de ampla maioria da bancada maranhense com deputados do PT, PSOL e PCdoB.

Há uma expectativa, com o AST, de que o Brasil será inserido no mercado mundial de lançamento de foguetes, o que representaria ganhos estimados em 10 bilhões de dólares a partir de 2040. Um dos termos do AST é que as tecnologias e patentes norte-americanas usadas em Alcântara serão protegidas contra uso ou cópias não autorizadas. 

Comunidades 

Outra expectativa é saber o que acontecerá, a partir do AST, com as comunidades quilombolas. A destinação das famílias é o principal alvo de críticas por quem ainda é contrário à parceria internacional.

De acordo com levantamento da Coalização Negra por Direitos (conjunto de entidades que defende o movimento negro no país) e trazido pelo Congresso em Foco no fim do mês passado, pelo menos 2 mil pessoas serão expulsas de suas terras.


Fonte: Site Jornal O Estado do Maranhão

Comentário: Pois é, agora é aguardar e torcer para que esse troço seja aprovado logo. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários