OVNIS - Mistério e Dúvidas Envolvem o Caso de São José dos Campos

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (17/08) no site "www.defesanet.com.br" dando destaque ao mistério e as dúvidas que envolvem o caso da única invasão extraterrestre no espaço aéreo do nosso planeta reconhecida oficialmente no mundo, caso este ocorrido no Brasil em 1986.

Duda Falcão

COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Inteligência

OVNIS - Mistério e Dúvidas Envolvem
o Caso de São José dos Campos

Júlio Ottoboni
Especial para DefesaNet
17 de Agosto, 2014 - 17:30 ( Brasília )
Atualizado  17 Agosto 2014 21:30 horas

O único profissional de imprensa e fotógrafo profissional
a registrar o caso foi Adenir Britto. Porém o mistério de
suas fotos terem sido recolhidas da redação do jornal
Vale Paraibano. Restaram registros publicados.

Considerada a única invasão extraterrestre no espaço aéreo do planeta reconhecida oficialmente no mundo, o episódio dos Ovnis sobre São José dos Campos em 19/05/1986 que chegou a envolver o então presidente da Petrobras e fundador da Embraer, Ozires Silva, teve seus documentos parcialmente liberados pelo Comando da Aeronáutica para os estudiosos do caso. Mas há ainda perguntas sem respostas e fatos que não se encaixam. O DefesaNet traz novas e exclusivas informações sobre o caso.

Na época,  um noite fria e com o céu totalmente limpo, grande parte da população da cidade avistou centenas  de objetos já no começo da tarde, quando começaram a surgir nos céus e seguiram até o final da noite, terminando numa espetacular caçada dos jatos da FAB sobre os cones, cilindros, esferas e triângulos iluminados que acabou sobre o Oceano Atlântico.

Em uma entrevista inédita e exclusiva, o DefesaNet revela situações ainda ocultas neste caso que envolve tanto os militares brasileiros,como integrantes da NASA e pesquisadores norte americanos que mantém entidades ‘sociais’ no Brasil, México, África do Sul, Estados Unidos e em países da Europa. Como é a Academy for Future Science, de J.J. Hurtak.

Um dos mais ativos nestas buscas pelas informações do fenômeno sobre os céus do maior polo de ciência e tecnologia aeroespacial do hemisfério sul foi o norte americano Ph.D J.J. Hurtak, um cientista social, especialista em sensoriamento remoto e futurista. Dr. Hurtak foi o primeiro a prever os acidentes geográficos piramidais em Marte e liberar os documentos de filmes reais das pirâmides na região de Elysium de Marte em 1973 Ele é mais conhecido por este livro intitulado O Livro do Conhecimento: As Chaves de Enoch, no qual no início de 1970, ele publicou a relação incomum dos eixos de estrelas na Grande Pirâmide com o "cinturão" de Órion.

Hurtak escreveu e traduziu mais de quinze livros, incluindo comentários sobre textos místicos e gnósticos antigos, como o Pistis Sophia. Em 2006, foi co-autor de The End of Suffering com o físico Russell Targ. Foi consultor para o best-seller de Sidney Sheldon, The Doomsday Conspiracy. Hurtak diz buscar a cooperação entre a ciência e a consciência.

Alguns dos trabalhos de Hurtak podem ser compreendidos como metafísica, particularmente com enfoque a mística na natureza. Ele desenvolve pesquisas comparativas sobre o tema da vida extraterrestre. Em 1995, ele foi um dos oradores na histórica primeira conferência de divulgação em Washington DC, "When Cosmic Cultures Meet", promovida pela Fundação do Potencial Humano.

Ele contribui para o Jornal de Direito Espacial, publicado pelo Centro Nacional para o National Center for Remote Sensing, Air and Space Law , da  University of Mississippi School of Law, e para a publicação Annals of Air and Space Law, da Universidade McGill. Esteve como palestrante na Conferência de Desenvolvimento Sustentável Rio +20. Além de participar de comitês internacionais sobre Mudanças Climáticas Globais.

A questão é: o que J.J Hurtak, alguém com tal currículo,  veio pesquisar OVNIS no Brasil e estava a serviço de quem? Ele mesmo teria afirmado que estava pela NASA, sempre acompanhado de militares da aeronáutica brasileira.

Os objetos passaram também sobre empresas militares e institutos de pesquisas. Os vigilantes da época se assustaram com uma enorme nave, muito iluminada, que passou muito baixo sobre a fábrica da AVIBRAS 1, depois seguiu para a sobrevoar a EMBRAER e na sequência os seguranças a viram pairar sobre o INPE e ficar ali por vários minutos, inclusive com aproximação da torre de controle do aeroporto militar de São José dos Campos.

O único profissional de imprensa e fotógrafo profissional a registrar o caso foi Adenir Britto. Dono de uma larga experiência em veículos de comunicação do eixo Rio-São Paulo, conta com exclusividade ao DefesaNet o que ocorreu nos dias seguintes em que fotografou os inúmeros objetos que estavam sobre a cidade.

Adenir Britto contou:

“ Foi uma experiência única na minha carreira. Nunca mais avistei nada parecido.Até então, não me importava em acreditar ou não em OVNIS. Mas essa aparição de 1986 me intrigou bastante e passei a ter uma visão diferente deste mundo misterioso. Não tinha como eu não mudar de opinião, afinal tive o privilégio de ser testemunha ocular e fotográfica .

Por volta das 20 hs do dia 19 MAIO 86, algumas ligações telefônicas de diferentes partes da cidade, em que moradores afirmavam estar vendo no céu: "discos voadores, OVNIS, objetos estranhos coloridos,  etc... No início, os jornalistas não deram muita atenção (pensando ser trote), mas no momento que a quantidade de ligações se intensificou, eu (já com a câmera fotográfica) e a jornalista Iara de Carvalho fomos ao pátio do jornal Vale Paraibano e para nossa surpresa e espanto avistamos e comecei a fotografar. Os objetos estavam na direção do CTA*.

Com certeza aquilo não era obra do homem , não eram objetos que poderiam ser de "fabricação" ou de interferência humana. Eram muito diferentes de qualquer aeronave, balões e outros. As luzes alternavam constantemente de cores (vermelho, amarelo, verde, azul,etc) em velocidade rápidas e lentas. As vezes pairava bruscamente e de repente, a retomada também era muito brusca, impossível de existir um "motor" com a tal potência de arrancada.

Nos dias seguintes aos fatos tiveram algumas publicações em jornais, mas por talvez ser um assunto que muitos não acreditavam e também por não ter a facilidade de hoje em dia de tantas variações de mídias, não teve a devida repercussão. Passado um pouco mais de um mês, na parte da manhã, esse tal de J.J.Hurtak esteve no jornal acompanhado de 02 militares com uniformes do CTA, conversaram com o editor-chefe. Na época e levaram todo material fotográfico com o pretexto que seriam analisados pela NASA. Eu não participei, só fiquei sabendo do "sumiço" do meu material quando cheguei a tarde para trabalhar.

A única pessoa com identificação na retirada dos negativos foi o J.J.Hurtak que na época se dizia pertencer ao quadro da NASA. Não o conheci pessoalmente, só através de fotos registradas pela presença dele e dos militares do CTA no jornal e com a publicação no Vale Paraibano* que ele estaria levando o material para uma análise na NASA.  As imagens que restaram, infelizmente, são apenas as reproduções de jornais com as publicações daquela época”.

Britto ainda fica muito intrigado com o destino de seu material e da forma que desapareceu, inclusive não há sequer registro das fotos nos documentos liberados pelo Comando da Aeronáutica. O cientista J.J. Hurtak é fundador da Academy for Future Science.

A entidade  norte americana e ramificada em diversos países não diz quem são seus financiadores. Mas destaca  que “ trabalha para ajudar a melhorar a criatividade futura da humanidade por meio de explorar as muitas técnicas de manifestações educativas e filosóficas em um contexto de aprendizagem de programas educacionais para os jovens nos países em desenvolvimento. Usando ferramentas de multimídia para a transposição rápida de novas ideias da ciência em várias línguas, o objetivo da Academia é para fazer melhorias que irão beneficiar a comunidade mundial através da partilha de conhecimento superior”.

No Brasil, a academia de Hurtak trabalha para “ proporcionar educação em ciência da computação, engenharia de laser para produtos médicos e industriais, estudo de sensoriamento remoto ambiental na Amazônia, e auxiliando na proteção das tribos indígenas, como no Estado do Acre e do Mato Grosso”.

Ph.D J.J. Hurtak, um cientista social, especialista em sensoriamento
remoto e futurista, fala dos OVNis de São José e mostra
a edição de O Vale Paraibano.
( edição do Autor)

O cientista J.J. Hurtak mostrando inclusive a edição do
jornal Vale Paraibano, na qual aparece as fotos de Adenir Britto.
Ver vídeo na matéria. Edição - J Ottoboni
O único profissional de imprensa e fotógrafo profissional
registrar o caso foi Adenir Britto, na foto.

Notas do Editor *

CTA se denomina hoje DCTA e região que concentra o aeroporto, EMBRAER, INPE, AVIBRAS e boa parte do polo aeroespacial. O jornal Vale Paraibano encerrou suas atividades.

Documentos do Governo Americano reportando as atividades de OVNIS sobre o Brasil em 19 Maio 1986. Muitas informações baseadas em notícias.

Nota DefesaNet

Ocorreu uma histórica reunião no Ministério da Defesa em Brasília, em 18 de abril de 2013, entre representantes das Forças Armadas e da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).

Como resultado, na quinta-feira, 07 Agosto 2014, finalmente um novo lote de documentos foi liberado, novamente graças aos esforços da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), dentro da campanha UFOs: Liberdade de Informação.


Os documentos citados referem-se a esta liberação de documentos.

O editor


Comentários