Alunos do ITA São Premiados em Olimpíada Internacional de Matemática

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (07/08) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que alunos deste instituto foram premiados em “Olimpíada Internacional de Matemática”.

Duda Falcão

Notícias

Alunos do ITA São Premiados em Olimpíada Internacional de Matemática

Colaboração do Prof. Dr. Armando R. Gouveia
O7/08/2014


Entre os dias 29 de julho e 04 de agosto, um total de 324 estudantes de mais de 70 universidades do mundo inteiro disputaram a 21th  International Mathematics Competition for University Students (IMC), realizada em Blagoevgrad, na Bulgária.

O desafio é solucionar, em duas sessões de cinco horas cada, problemas das áreas de álgebra, análise (real e complexa) e análise combinatória. Cada item deve ser precisamente formulado, incluindo a apresentação do resultado de forma detalhada.

Os melhores resultados do Brasil neste ano foram dos alunos Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento (ITA) e André Macieira Braga (UFMG), únicos brasileiros a conquistar medalha de ouro. Neste ano de 2014 participaram da IMC alunos das seguintes universidades brasileiras: Unicamp, USP, IME, ITA, UFC, UFMG, UFRGS, FGV e PUC-Rio, num total de 28 estudantes.

O aluno Henrique, do ITA, também se destacou por ser o único dentre os brasileiros presentes a conquistar em dois anos consecutivos, 2013 e 2014, a medalha de ouro. A equipe do ITA, composta por sete alunos, teve seis alunos premiados, conquistando uma medalha de ouro (first prize), três medalhas de prata (second prize) e duas de bronze (third prize).

Quanto à classificação por equipes, leva-se em conta a pontuação dos três melhores alunos e também a média de todos os alunos da equipe. Com esse critério, a equipe da UFMG ficou na 16ª posição na classificação geral por universidades, sendo o primeiro lugar da América Latina. A equipe do ITA ficou na 21ª posição entre as 73 equipes de universidades presentes.

A participação da equipe do ITA foi coordenada pelo Prof. Armando Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação. O professor afirma que o ótimo resultado alcançado pela equipe deveu-se ao preparo e competência dos alunos, viabilizado pelo patrocínio de empresas que se dispuseram a financiar os estudantes. Ressalta, ainda, a necessidade da continuidade desse apoio para os próximos eventos. Neste ano a viagem à Bulgária, a inscrição no evento e a hospedagem dos alunos do ITA foram patrocinadas pelas empresas Embraer, Lecrec, Farias Brito, Mais Unidos e pelo empresário Walter Schalka. Os alunos do ITA também contaram com o apoio da Associação Acadêmica Santos-Dumont.

Na seguinte tabela estão os resultados dos alunos do ITA.

Nome                                                                      Prêmio

Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento           Ouro (First Prize)

Glauber de Lima Guarinello                              Prata (Second Prize)

Fernando Fonseca Andrade Oliveira                   Prata (Second Prize)

Thiago Ribeiro Ramos                                      Prata (Second Prize)

Ivan Guilhon Mitoso Rocha                               Bronze (Third Prize)

Bruno de Nadai Sarnaglia                                 Bronze (Third Prize)

José Olegário de Oliveira Neto                          Menção Honrosa


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 

Comentários