Hubble Será Usado na Observação de Anéis Descobertos por Pesquisadores do ON

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (08/08) no site do “Observatório Nacional (ON)” destacando que o Telescópio Espacial Hubble será usado na observação de anéis descobertos por pesquisadores do ON.

Duda Falcão

Notícias

Telescópio Espacial Hubble Será Usado
na Observação de Anéis Descobertos
Por Pesquisadores do ON

08/08/2014

Os pesquisadores Gustavo Benedetti-Rossi, Felipe Braga-Ribas e Julio Camargo, do Observatório Nacional, em colaboração com pesquisadores do Southwest Research Institute (Boulder USA), do Observatório Europeu Austral (ESO Chile), do Instituto de Astrofísica de Andalucía (Espanha), liderados pelo pesquisador Bruno Sicardy, do Observatório de Paris, tiveram sucesso num pedido de tempo de uso do telescópio espacial Hubble.

A concessão desse tempo de observação resulta da importância do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, que anunciaram, em março deste ano, a descoberta de dois anéis ao redor do asteroide Chariklo. Até então, anéis eram conhecidos apenas ao redor dos gigantes gasosos – Júpiter, Saturno, Urano, e Netuno. Não se sabe se anéis ao redor de pequenos corpos, como o Chariklo, devem-se a algum processo genérico, ainda desconhecido, ou se refletem características excepcionais.


Agora, com o Hubble, os pesquisadores poderão obter imagens diretas e fotometria em vários comprimentos de onda desses anéis, além de efetuar uma busca inédita e profunda de pequenos satélites bem como de anéis de poeira de brilho tênue ao redor de Chariklo. As observações com o Hubble foram programadas para 2015, sendo duas em junho e uma em agosto.


Fonte: Site do Observatório Nacional - http://www.on.br/

Comentário: Mais um gol de placa da Astronomia Brasileira e assim essa pequena comunidade científica do país continua com muita força e se capacitando para apresentar cada vez mais resultados significativos. Enquanto isso no PEB...

Comentários