Brasil Ganha Medalha de Prata em Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Olá leitor!

Segue agora uma nota postada ontem (12/08) no novo site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o Brasil conquistou uma Medalha de Prata em "Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica”.

Duda Falcão

Brasil Ganha Medalha de Prata em Olimpíada
Internacional de Astronomia e Astrofísica

Pela primeira vez, os estudantes brasileiros conseguiram uma
medalha na prova de equipe. E também conquistaram
dois bronzes e três menções honrosas.

Por Ascom do MAST
Publicação: 12/08/2014 - 21:53
Última modificação: 12/08/2014 - 21:45

Crédito: Divulgação/MAST

Os brasileiros que participaram da 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês) retornaram ao país com uma vitória inédita: a medalha de prata na prova de equipe.

A competição ocorreu entre os dias 1º e 11 de agosto, na cidade de Suceava, na Romênia. Os brasileiros também receberam dois bronzes individuais e três menções honrosas na competição que reuniu 183 estudantes de 42 países.

O time é composto por Allan dos Santos Costa, Daniel Charles Heringer Gomes, Daniel Mitsutani, Felipe Vieira Coimbra e Pedro Guimarães Martins. Os líderes da equipe são os astrônomos Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos e Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI).

Na prova individual, os alunos resolveram um problema de dinâmica orbital: eles tiveram 90 minutos para calcular a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide em rota de colisão com a Terra e salvar o nosso planeta. Para isso, só puderam utilizar os materiais contidos em uma caixa, como réguas, massa de modelar e barbante.

A Preparação

Os estudantes conseguiram a classificação para a IOAA por meio de bons resultados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), provas seletivas realizadas pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) e pelo MAST e, finalmente, uma prova presencial que indica a seleção final.

Antes da viagem à Europa, eles participaram de dois treinamentos intensivos com astrônomos e especialistas, na cidade de Passa Quatro, no Sul de Minas Gerais. A programação foi dividida em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com e sem instrumentos, resolução de exercícios e realização de provas simuladas.

O grupo também contou com um planetário digital móvel cedido pelo MAST para estudar o céu do Hemisfério Norte por meio de projeções. Também aprenderam a montar e a manusear dois diferentes tipos de telescópios. Antes de embarcarem, os estudantes revisaram lições importantes sobre o céu do Hemisfério Norte no Planetário de Santo André (SP).


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários