FTI Foi Lançado na Tarde de Hoje Com Sucesso do CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que o foguete FTI da "Operação Águia 2/2014" foi lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) com sucesso no início da tarde de hoje.

Duda Falcão

FTI Lançado na Operação Raposa

Publicada em 21/08/2014 17:10
Atualizada em 21/08/2014 17:10

O décimo primeiro Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) foi lançado com sucesso hoje, dia 21 de agosto de 2014, às 13 horas e 46 minutos, durante a Operação Raposa, que ocorre no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Esse lançamento teve como objetivo o treinamento das equipes para o lançamento e o rastreio do veículo VS-30 V13, que levará uma carga útil denominada EPL (Estágio Propulsivo Líquido), que utiliza etanol e oxigênio líquido.

Além da carga útil EPL, desenvolvimento conjunto do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da empresa Orbital Engenharia, o VS-30 V13 levará o sistema GPS para uso espacial, desenvolvido em cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o IAE. Esses projetos contaram com suporte financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O teste bem sucedido dos meios de rastreio do CLA, do IAE e da Agência Espacial Alemã (DLR) é de fundamental importância para o êxito do próximo lançamento, já que não haverá recuperação da carga útil.

Iniciada no dia 12 agosto de 2014, a Operação Raposa é apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com participação de diversas organizações militares subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – IAE, CLA e CLBI, ao Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) - Segunda Força Aérea (II FAE) e Quinta Força Aérea (V FAE) e o 1º Comando Aéreo Regional (I COMAR) e à Marinha do Brasil.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários

  1. O motor L-5 e os experimentos embarcados no VS-30 da operação Raposa não serão resgatados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Essa é uma boa pergunta. Entretanto não sei lhe dizer com certeza, mas acredito que sim.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Até onde eu soube, não serão resgatados.

      Saudações.

      Excluir

Postar um comentário