Instituições Discutem no INPE Demandas da Rede Ativa GNSS

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (26/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que instituições discutiram no instituto as demandas da Rede Ativa GNSS.

Duda Falcão

Instituições Discutem Demandas
da Rede Ativa GNSS

Terça-feira, 26 de Agosto de 2014

Atividades da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC) foram discutidas no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), nos dias 20 e 21 de agosto.

Cada estação da RBMC é composta por receptores GNSS (GPS+GLONASS) de dupla frequência e algumas delas já possuem sensores meteorológicos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como gestor do Sistema Geodésico Brasileiro, é o órgão responsável pela operação da rede ativa GNSS.

Participaram da reunião, nas instalações do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE) do INPE, representantes do INCRA, CEMIG, UNESP, UnB, entre outras instituições.

Foram abordadas as novas estações integradas a RBMC em 2014, novos locais de densificação da rede, a integração de sensores meteorológicos, o arquivamento dos dados históricos e procedimentos de homologação, bem como a sua manutenção.

“A reunião teve como objetivo otimizar os esforços institucionais em benefício de todos, considerando que as informações produzidas pelas estações GNSS atendem desde as demandas do cadastro rural e ambiental, bem como diversas atividades de pesquisa desenvolvidas no INPE, como o estudo e monitoramento do clima espacial, feito pelo Embrace, e a previsão numérica do tempo, realizada pelo CPTEC”, informou Sonia Costa, do IBGE.

Reunião no EMBRACE/INPE


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

  1. Não sei se o blog sabia deste lançamento...

    Centro de Lançamento da Barreira do Inferno fará lançamento nesta quinta-feira (28/08) às 15 horas

    http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/19679/ESPA%C3%87O----Brasil-lan%C3%A7a-foguete-de-treinamento-no-Rio-Grande-do-Norte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial