Diretor do INPE Enaltece Servidores, Destaca Realizações e Necessidade de Recomposição do Quadro do Instituto

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que durante a solenidade de aniversário pelos 53 anos do instituto, o Diretor Leonel Perondi enaltece servidores, destaca realizações e necessidade de recomposição do quadro do INPE.

Duda Falcão

Diretor Enaltece Servidores, Destaca
Realizações e Necessidade de
Recomposição do Quadro do INPE

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2014

O agradecimento aos servidores foi a tônica do discurso de Leonel Perondi, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), durante o aniversário de 53 anos da instituição.  Na oportunidade, destacou ainda que é preciso recompor o quadro de funcionários. “Estima-se a necessidade de em torno de 400 contratações de jovens servidores, no curto prazo, para que o INPE possa manter capacitação equivalente a que detém hoje, tanto técnico-científica quanto de volume de trabalho”, disse Perondi.


O diretor ressaltou atividades desempenhadas por todas as áreas do INPE, como, por exemplo, os esforços para o lançamento do CBERS-4 no próximo mês de dezembro – um ano antes do previsto – e a integração do satélite nacional Amazônia-1. Também anunciou que está em curso a expansão do monitoramento por satélites para os demais biomas brasileiros, começando pelo Cerrado – o INPE já é referência mundial por monitorar o desflorestamento na Amazônia. 

Os 53 anos do INPE foram comemorados na tarde de quinta-feira (7/8) na sede da instituição, em São José dos Campos (SP). A solenidade contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, entre outras autoridades e convidados. “O INPE é um exemplo do esforço de combinar os avanços na fronteira de pesquisa com a aplicação em várias áreas para o desenvolvimento do País e, também, para o fundamento de políticas públicas”, declarou o ministro.

Homenagens

Todos os anos o INPE homenageia os servidores que completaram 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de atividades. Confira aqui os homenageados na cerimônia de 2014.

Recebem especial homenagem os servidores que mais se destacaram no último ano. Dentre os indicados pelas áreas, foi escolhido um servidor de cada uma das três carreiras do quadro de Ciência e Tecnologia: Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Gestão. Para escolher o “Servidor Destaque”, foram observadas a competência, a habilidade na tomada de decisões, a capacidade de iniciativa, o interesse pelas atividades, a dedicação e a eficiência.

Na carreira de Pesquisa, foi escolhido como Servidor Destaque 2014 Nelson Jorge Schuch, do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais. Na carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Fabrício de Moraes Kucinskis, da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial. E na carreira de Gestão, Ronaldo Duarte Ferreira, da Coordenação de Orçamento e Finanças.

Expansão

Ainda no âmbito das comemorações pelos 53 anos do INPE, na manhã de sexta-feira (8/8) foi inaugurada a expansão das instalações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), no campus do Instituto localizado em Cachoeira Paulista. As novas salas permitirão aumentar o espaço para a pesquisa e operações deste Centro do INPE, que é referência no atendimento às demandas da sociedade em todas as aplicações de previsão numérica de tempo e de clima e de satélites ambientais.

As informações geradas no CPTEC/INPE são utilizadas no planejamento governamental de ações críticas para a sociedade (em instituições como ANA, ANEEL, ONS, Marinha, Aeronáutica, Infraero, CEMADEN, CENAD, entre outras), além de órgãos estaduais e empresas privadas.

Walter Demetrio Gonzalez Alarcon recebe do ministro uma
placa pelos seus 45 anos de trabalho no INPE.
Diretor discursa durante solenidade de aniversário.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 

Comentários

  1. Bom, se o diretor do INPE, enaltece os servidores, destaca as realizações e a necessidade de recomposição do quadro de funcionários, deve estar tudo certo num mercado crescente e competitivo, pleno de realizações...

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes