Iniciativa Fomenta Desenvolvimento do Setor Aeroespacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (15/12) no “Portal Brasil” destacando que iniciativa fomenta desenvolvimento do setor aeroespacial.

Duda Falcão

DEFESA E SEGURANÇA

Projeto

Iniciativa Fomenta
Desenvolvimento do Setor Aeroespacial

Apoio financeiro por meio de instituições de fomento visa
impulsionar produtividade e competitividade da área

Por Portal Brasil
Publicado: 15/08/2014 - 18:03
Fonte: Ministério da Defesa

Empresas dos setores aeroespacial e de defesa vão receber, neste ano, incentivo para o desenvolvimento de projetos e produtos. Valores beneficiarão estudos, absorção de tecnologias, sistemas de vigilância e supervisão de bordo.

A iniciativa faz parte de um projeto do ministério da defesa de apoio financeiro a projetos por meio de instituições de fomento. O objetivo é impulsionar a produtividade e competitividade do setor.

Entre as instituições apoiadas estão a Embraer, Avibras, Odebrecht e Imbel. Algumas delas conseguiram as duas linhas de financiamento: pela FINEP e BNDES. As empresas aguardam a aprovação desses órgãos de fomento para terem acesso aos recursos e darem continuidade a projetos que também beneficiarão as Forças Armadas.

Estão previstas propostas sobre comunicações submarinas e sonar nacional; visão multiespectral para veículos blindados; radares; desenvolvimento de fibra de carbono; e bateria de uso militar.

Para acompanhar o desenvolvimento dessas tecnologias, os departamentos de ciência e tecnologia das Forças Armadas vão trabalhar em conjunto com as empresas contratadas. Além disso, as instituições beneficiadas precisarão enviar relatórios de prestações de contas para a FINEP e o BNDES.

A FINEP está em fase de conclusão das análises dos projetos para posterior aprovação. Os próximos passos preveem assinatura dos contratos e início dos convênios. A financiadora estabeleceu como meta o foco em empresas mais estruturadas, aumento no volume de contratações, aquisição de novos clientes e integração de instrumentos e políticas de governo.

Sobre o programa

O programa de apoio foi instituído em maio de 2013, com a assinatura de protocolo de intenções entre os ministérios da Defesa; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e o da Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa tem vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A proposta é dividida em quatro linhas temáticas: aeroespacial, defesa, segurança e materiais especiais. Nesse contexto, podem ser beneficiados projetos acerca de plataformas espaciais, foguetes, sensores, sistemas de identificação biométrica, armas não letais, ligas metálicas, resinas, tubos e propelentes sólidos.


Fonte: Site Portal Brasil -  http://www.brasil.gov.br

Comentário: Sei.

Comentários