CLA Lança, Nesta Quinta-Feira, Foguete de Treinamento Intermediário

Olá leitor!

Segue abaixo (como já havíamos anunciado) uma pequena nota postada ontem (20/02) no site “imirante.com” confirmando para hoje o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

AERONÁUTICA

CLA Lança, Nesta Quinta-Feira,
Foguete de Treinamento Intermediário

Atividade é uma prévia do lançamento VS-30, no próximo dia 29

Imirante.com,
com informações da Assessoria
20/08/2014 às 19h12

Foto: Divulgação
Atividade é uma prévia do lançamento VS-30, no próximo dia 29.

SÃO LUÍS - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deve realizar nesta quinta-feira (21) o lançamento do 11º Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). A atividade integra a Operação Águia II/2014 e será uma prévia da Operação Raposa, que tem por objetivo realizar o lançamento e rastreio do foguete VS-30 com experimentos embarcados no próximo dia 29.

O lançamento desta quinta-feira tem por objetivo treinar as equipes e testar os meios associados às atividades de preparação, montagem, transporte, integração, lançamento e rastreio de veículos espaciais. Além disso, a partir dos parâmetros seguidos e resultados obtidos após o voo, espera-se obter a qualificação e certificação do veículo junto ao Instituto de Coordenação e Fomento Industrial (IFI).

O FTI é um foguete fabricado pela indústria nacional Avibrás e integra o Projeto Fogtrein (Foguete de Treinamento) que, com o Foguete de Treinamento Básico (FTB), visa manter a operacionalidade dos centros de lançamentos brasileiros tanto o CLA quanto o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado no Rio Grande do Norte.

A Operação Águia II/2014 é realizada pelo CLA em conjunto com engenheiros e técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Agência Espacial Alemã e do CLBI. Também apoiam a operação esquadrões aéreos de transporte de carga e pessoa (1º GTT e 1º ETA), patrulha marítima (3º/7º GAv) e de asas rotativas em eventual Evacuação Aeromédica (7º/8º GAv). Nesta quinta-feira, A Marinha do Brasil (MB) atuará no isolamento do trafego marítimo e na comunicação com os navegantes, bem como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) realizará a interdição do tráfego aéreo na região.


Fonte: Site imirante.com

Comentários