INPE Participa do AGU - Encontro das Américas 2010

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (05/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto participará do “AGU – Encontro das Américas 2010” que se realizará em Foz do Iguaçu (PR), entre 8 e 13 de agosto.

Duda Falcão


INPE Participa em Foz do Iguaçu

do AGU - Encontro das Américas


05/08/2010

“Mudanças Climáticas e Riscos Naturais” é o tema do AGU - Encontro das Américas 2010, que será realizado entre os dias 8 e 13 de agosto em Foz do Iguaçu, no Paraná, com participação de diversos cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Esta será a primeira edição na América do Sul do evento, organizado pela União Americana de Geofísica (AGU, na sigla em inglês), e reunirá cientistas do mundo inteiro para debater fatores que influenciam no clima da Terra e também fenômenos como terremotos e outros desastres naturais.

José Marengo, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE, presidirá uma sessão sobre Técnicas de Modelagem Regional da Variabilidade e Mudanças Climáticas na América do Sul.

Também participam pelo INPE pesquisadores de destaque na área como Hisao Takahashi, da Divisão de Aeronomia (DAE); Chou Sin Chan, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC); e Haroldo Velho, do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC).

Organizado para ser uma das maiores reuniões internacionais de geocientistas, o Encontro das Américas terá como objetivo tratar de todo o Sistema Terra de maneira multidisciplinar e integrada. Além da mudança climática, as plenárias abordarão assuntos da Oceanografia, Física Espacial, Riscos Naturais, Sismologia e Geofísica. Cientistas de renome apresentarão seus estudos para especialistas e também para estudantes.

O AGU já foi realizado em Montreal (Canadá, em 2004), Nova Orleans (EUA, em 2005), Baltimore (EUA, em 2006), Acapulco (México, em 2007), Fort Lauderdale (EUA, em 2008) e Toronto (Canadá, em 2009).

Mais informações e a programação completa do evento no site

http://www.agu.org/meetings/ja10/index.php



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários