UFT Promoveu 'Workshop Sobre Lançamento de Balões Estratosféricos', Se Preparando Para Lançamentos Que Ocorrerão em 2026, em Parceria Com a Agência Espacial da Françesa (CNES)

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Foto: UFT
Wokshop sobre lançamentos de Balões Estratosféricos foi realizado em Tocantins.
 
No dia de ontem, 06/05, o site oficial da Agência Espacial Brinquedo (AEB) relatou que a Universidade Federal do Tocantins promoveu no final do mês de abril um 'Workshop sobre Lançamento de Balões Estratosféricos', visando se preparar para os lançamentos que ocorrerão a partir de 2026 no Brasil, em parceria com a AEB e a Agência Espacial da França (CNES).
 
Segundo a nota do site da AEB, durante os dias 29 e 30 de abril, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou o workshop intitulado “Lançamentos de Balões Estratosféricos”, em colaboração com a AEB. O evento reuniu professores e pesquisadores com o objetivo de iniciar os trabalhos de preparação para os lançamentos de balões estratosféricos programados para começar em 2026 no Brasil, em colaboração com a Agência Espacial Francesa (CNES).
 
O Vice-Reitor da UFT, Marcelo Leineker, destacou a importância do workshop, afirmando que é uma oportunidade única para a universidade conhecer o potencial das pesquisas relacionadas ao tema e possivelmente trazer um Centro de Lançamento de Balões para o estado do Tocantins.
 
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de nivelar o conhecimento sobre o assunto, além de assistirem a palestras ministradas por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Agência Espacial da França (CNES) sobre as possibilidades de estudos com experimentos embarcados.
 
Carlos Eduardo Quintanilha, Coordenador de Segmento de Solo da AEB, ressaltou a importância da iniciativa para a inserção da comunidade docente da UFT na cooperação internacional entre a AEB e a CNES, prevendo uma crescente interação entre a universidade, a AEB e os pesquisadores, o que resultará em oportunidades e benefícios para todos os envolvidos.
 
O histórico das atividades com balão realizadas pelo país, especialmente pelo INPE, foi apresentado durante o workshop, demonstrando os projetos e produtos voltados para a preservação ambiental e aumento da produtividade por meio das atividades espaciais.
 
Rodrigo Leonardi, Diretor de Gestão de Portfólio da AEB, participou remotamente do encontro e destacou a importância da UFT liderar o projeto, enfatizando o interesse em ter a universidade como um polo de excelência nessas atividades, especialmente por meio da atuação em rede.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários