NASA, Boeing e ULA Adiam Mais Um Vez o Lançamento da Espaçonave Starliner Para Não Antes do Dia 21/05

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito da foto: NASA/Joel Kowsky.
Um foguete Atlas V da United Launch Alliance com a espaçonave CST-100 Starliner da Boeing a bordo é visto enquanto é rolado para fora da Instalação de Integração Vertical até a plataforma de lançamento no Complexo de Lançamento Espacial 41, antes do Teste de Voo da Tripulação da NASA pela Boeing, sábado, 4 de maio de 2024, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

No dia de Ontem, 14 de maio, o portal oficial da NASA anunciou que a agência espacial, juntamente com a Boeing e a ULA, estão revisando a data de lançamento da muito esperada missão tripulada da Espaçonave Starliner.
 
De acordo com o comunicado, as equipes da NASA, Boeing e ULA (United Launch Alliance) estão trabalhando intensamente nas últimas tarefas para o Boeing Crew Flight Test, destinado à Estação Espacial Internacional. Agora, o objetivo é realizar o lançamento não antes das 16:43 EDT na terça-feira, 21 de maio, para concluir os testes adicionais necessários.
 
Em 11 de maio, a equipe da ULA realizou com sucesso a substituição de uma válvula de regulação de pressão no tanque de oxigênio líquido do estágio superior Centaur do foguete Atlas V. Além disso, a equipe conduziu repressurização e purgas do sistema, e testou a nova válvula, a qual operou normalmente.
 
As equipes do Starliner estão enfrentando um pequeno vazamento de hélio detectado no módulo de serviço da espaçonave, atribuído a uma flange em um único propulsor do sistema de controle de reação. O hélio é utilizado nos sistemas de propulsão da espaçonave para ativar os propulsores, não sendo inflamável ou tóxico.
 
A NASA e a Boeing estão trabalhando em soluções de teste e operacionais para resolver o problema. Como parte desses esforços, a Boeing pressurizará o sistema de propulsão antes do lançamento e permitirá que o sistema de hélio ventile naturalmente, visando validar os dados existentes e fortalecer a base de voo. As equipes da missão também concluíram uma análise detalhada dos dados da tentativa de lançamento em 6 de maio e não identificaram outros problemas.
 
Tanto o Atlas V quanto o Starliner permanecem na Instalação de Integração Vertical no Complexo de Lançamento Espacial-41 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
 
Os astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams, ainda em quarentena pré-voo, retornaram a Houston em 10 de maio para passar mais tempo com suas famílias enquanto as operações pré-lançamento avançam. Eles voarão de volta ao Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, nos próximos dias.
 
Wilmore e Williams serão os primeiros a lançar a bordo do Starliner da Boeing para a estação espacial como parte do Programa de Tripulação Comercial da agência. Eles passarão cerca de uma semana no laboratório em órbita antes de retornar à Terra e fazer um pouso assistido por paraquedas e airbag no sudoeste dos Estados Unidos.
 
Após o sucesso da missão, a NASA começará o processo final de certificação do Starliner e de seus sistemas para futuras missões tripuladas para a estação espacial.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários