Missão GRATTIS: NASA Seleciona Missão Espacial da 'Universidade da Flórida (UF)' Para o Monitorar a Água e o Gelo da Terra.

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Foto: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia 10 de maio, o portal 'Space Daily' divulgou que a NASA havia selecionado uma missão espacial da Universidade da Flórida (UF) para monitorar a água e o gelo da Terra.
 
De acordo com a publicação, a NASA concedeu à UF uma missão de US$ 12 milhões denominada Missão GRATTIS (Gravitational Reference Advanced Technology Test in Space), com o propósito de aprimorar a forma como acompanhamos os movimentos de água e gelo do nosso planeta. Este projeto foi o único selecionado em uma chamada nacional para submissões.
 
"O GRATTIS empregará sensores avançados para medir as mínimas variações gravitacionais do espaço, auxiliando no monitoramento das mudanças na superfície e subsuperfície", explicou John Conklin, Ph.D., líder da pesquisa e professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial.
 
"Comprometida em ser uma líder na exploração espacial, a UF está demonstrando isso com este projeto, mostrando como nossos pesquisadores estão avançando no entendimento da humanidade sobre o mundo e o universo em geral", afirmou o presidente da UF, Ben Sasse.
 
Previsto para ser lançado em 2027 através de um foguete SpaceX Falcon 9, o projeto atualmente está na fase final de desenvolvimento da tecnologia dos sensores e integração da espaçonave, sendo gerenciado pela equipe de operações de missão da UF.
 
"Nossa tecnologia fornecerá insights cruciais sobre os movimentos de água e gelo em todo o planeta", disse Conklin. "Esses dados são essenciais para monitorar secas, avaliar reservatórios de águas subterrâneas e compreender o impacto do derretimento das calotas de gelo nos níveis do mar."
 
Essa iniciativa representa um avanço significativo para o programa aeroespacial da UF e está alinhada com os novos objetivos do Instituto Espacial da UF, que buscam integrar e aprimorar a pesquisa relacionada ao espaço em diversas disciplinas.
 
"A missão GRATTIS baseia-se em conquistas anteriores e enfatiza o papel da universidade como líder em ciência e engenharia espaciais", afirmou Forrest Masters, Ph.D., decano interino do Herbert Wertheim College of Engineering.
 
Conklin também reconheceu o esforço colaborativo envolvendo importantes parceiros educacionais e industriais, como a Universidade Texas A&M, a Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, a CrossTrac Engineering, a BAE Systems, a Fibertek Inc. e a Apex Space.
 
"Estamos entusiasmados em ver nosso trabalho migrar do laboratório para o espaço e contribuir para o avanço do nosso entendimento sobre os processos dinâmicos da Terra", concluiu Conklin.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários