A Coreia do Sul Visualiza Pouso de Missão de Sonda Espacial em Marte Até 2045

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily
Controle de Missão da KASA sul-coreana.

Ontem, 30 de maio, o portal 'Space Daily' anunciou que a Coreia do Sul pretende pousar uma sonda espacial em Marte até 2045. O presidente Yoon Suk Yeol revelou na quinta-feira (30/05) planos para investir cerca de 70 bilhões de dólares nas próximas décadas em exploração espacial.
 
Conforme a nota do portal, a recém-criada Administração Aeroespacial da Coreia (KASA) liderará essa iniciativa, com o objetivo de transformar a terra do K-pop em uma nova potência espacial, seguindo os passos dos Estados Unidos, Rússia e China.
 
"Sempre acreditei que há um sonho infinito e um futuro no espaço sideral", disse Yoon na quinta-feira.
 
"A KASA se esforçará para pousar uma sonda nacional na Lua até 2032 e plantar o Taegeukgi (bandeira sul-coreana) em Marte até 2045", afirmou.
 
Em 2022, a Coreia do Sul enviou seu primeiro orbitador lunar, Danuri, a bordo de um foguete Falcon da SpaceX. No ano passado, também lançou com sucesso seu foguete Nuri, desenvolvido internamente, colocando satélites funcionais em órbita após duas tentativas fracassadas. Seul agora se prepara para o quarto lançamento do foguete Nuri na segunda metade de 2025.
 
Inspirada na NASA dos Estados Unidos, a KASA atuará como uma "torre de controle aeroespacial", supervisionando políticas aeroespaciais, desenvolvimento de satélites e missões espaciais, incluindo a exploração lunar. Os principais projetos incluirão a expansão da participação da Coreia do Sul no Artemis 3, uma missão liderada pelos Estados Unidos que visa colocar astronautas de volta na Lua até 2026.
 
O programa de pesquisa e desenvolvimento da agência será liderado por John Lee, que passou 30 anos na NASA e foi conselheiro sênior no Centro de Voos Espaciais Goddard, em Maryland.
 
Yoon prometeu "expandir o orçamento de desenvolvimento espacial em 1,5 trilhão de won (1,1 bilhão de dólares) até 2027" – o dobro do orçamento espacial atual. A cidade de Sacheon, localizada no extremo sul e sede da agência, se tornará a "Toulouse da Ásia", referindo-se à cidade do sudoeste francês, vista como a capital espacial europeia, onde a Airbus tem sua sede.
 
A KASA planeja um pouso lunar em 2032 em um projeto com a Hanwha Aerospace, a maior empresa de defesa e aeroespacial da Coreia do Sul. "Nosso objetivo também é apoiar o setor privado em missões espaciais o mais extensivamente possível", disse Roh Kyung-won, vice-administrador da KASA, à AFP.
 
Um dos projetos iniciais envolverá a colaboração com a Perigee Aerospace, uma startup espacial sul-coreana, para testar um veículo de lançamento espacial na Ilha de Jeju já no próximo mês.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. 70 bilhões..... Impressionante mesmo,lembrando que nos anos 50 essa era uma das nações mais pobres do mundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário