O ISAS do Japão Perde Contato Com a 'Missão Venusiana Akatsuki'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia 29/05, a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial Espacial (JAXA) publicou a seguinte notícia em sua página no X (antigo Twitter):
 

Tradução:
 
"O Instituto de Ciência Espacial e Astronáutica (ISAS) perdeu contato com a espaçonave Akatsuki após uma operação no final de abril devido a um longo período em modo de controle de estabilidade de baixa altitude. Atualmente, estamos nos esforçando para restabelecer a comunicação com a espaçonave."
 
Maquete da sonda espacial japonesa Akatsuki.
 
A sonda espacial japonesa Akatsuki foi lançada ao espaço em 20 de maio de 2010, a bordo de um foguete H-IIA (tipo 202). No entanto, a manobra de inserção na órbita de Vênus, realizada em 6 de dezembro de 2010, falhou. Contudo, após passar 5 anos orbitando o Sol, a sonda reencontrou Vênus em 2015 e fez uma nova tentativa. Em 7 de dezembro de 2015, os operadores conseguiram colocá-la em uma órbita elíptica alternativa ao redor do planeta, utilizando os propulsores RCS. Assim, a Akatsuki se tornou o primeiro satélite asiático a orbitar o Planeta Vênus.
 
Pois é, amigos, essas coisas acontecem. Agora, só nos resta torcer para que o ISAS consiga retomar o contato com essa guerreira espaçonave japonesa.
 
Aproveitamos para agradecer ao jovem divulgador espacial e membro do canal do BS no YouTube, José Gabriel, por nos enviar essa informação.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários