Segundo a Força Espacial dos EUA, o 'Avião Espacial Secreto da China', Liberou Mesmo em Sua Terceira Missão, Um Objeto Desconhecido em Órbita.

Caros leitores e leitoras do BS!
 
 
Credito: CCTV/framegrab
Um Long March 2F carregando a Shenzhou-13 subindo contra o pano de fundo da lua em 15 de outubro de 2021.
 
Hoje, 26 de maio, o portal 'SpaceNews' anunciou que a espaçonave experimental reutilizável da China lançou um objeto desconhecido em órbita durante sua terceira missão.
 
De acordo com a nota do portal, as equipes de conscientização do domínio espacial da Força Espacial dos EUA catalogaram o objeto como 59884 (Designador Internacional 2023-195G). A espaçonave foi lançada em 14 de dezembro de 2023 e está em órbita há 164 dias. O objeto parece ter sido lançado em 24 de maio.
 
Jonathan McDowell, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e rastreador de atividades espaciais, foi o primeiro a sinalizar o evento. Ele especulou no X (anteriormente Twitter) que o objeto poderia ser um subsatélite ou uma peça de hardware ejetada antes do fim da missão e da reentrada.
 
O objeto também pode ser usado para manobras de proximidade e captura. A espaçonave utilizou um objeto liberado para realizar várias recapturas como parte dos testes em órbita durante seu segundo voo.
 

A China tem mantido um rigoroso sigilo em torno da missão. As autoridades espaciais do país não divulgaram imagens nem descrições da espaçonave. O único relatório oficial chinês sobre a atividade é um breve comunicado de lançamento horas após o evento.
 
“Durante este período, a verificação da tecnologia reutilizável e os experimentos de ciência espacial serão realizados conforme planejado para fornecer suporte técnico para o uso pacífico do espaço”, afirmou o relatório.
 
A espaçonave é vista como a tentativa da China de desenvolver capacidades semelhantes às do X-37B. Atualmente, está em sua terceira missão. Espaçonaves reutilizáveis representam um avanço significativo na tecnologia espacial, oferecendo potencial para redução de custos e aumento na frequência de missões.
 
O foguete Long March 2F, que lançou a espaçonave, tem uma capacidade de carga útil de pouco mais de oito toneladas métricas para a órbita baixa da Terra. Isso sugere que a espaçonave poderia ser de tamanho e função semelhantes à espaçonave X-37B da Força Aérea dos EUA.
 
Essa noção é reforçada por imagens aparentes dos destroços da carenagem de carga útil recuperados do segundo lançamento e postados no site de mídia social Sina Weibo. As imagens fornecem possíveis pistas sobre as dimensões e a forma da espaçonave.
 


O primeiro voo, em 2020, durou dois dias, enquanto o segundo, lançado em 2022, teve uma duração de 276 dias. Ambas as visitas à órbita incluíram o lançamento de um objeto enquanto em órbita.
 
O intervalo entre as primeiras e segundas missões da espaçonave — lançadas em 2020 e 2022, respectivamente — foi de um ano e 11 meses. A terceira missão teve um intervalo de sete meses.
 

O terceiro voo viu a espaçonave realizar manobras para alterar sua órbita. A espaçonave entrou em uma órbita inicial de 333 por 348 quilômetros de altitude, inclinada em 50 graus. Os dados de conscientização do domínio espacial da Força Espacial dos EUA mostram que a espaçonave posteriormente elevou sua órbita, por meio de uma série de manobras, para uma órbita atual de 602 por 609 quilômetros.
 
A espaçonave reutilizável pode ser o segmento orbital que operará em combinação com uma primeira etapa suborbital reutilizável. Uma espaçonave suborbital reutilizável foi testada pela primeira vez em 2021. Uma segunda missão foi lançada em agosto de 2022. A nave suborbital usa uma decolagem vertical e um pouso horizontal.
 
A Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), desenvolvedora da espaçonave, anunciou planos para desenvolver um sistema de transporte espacial totalmente reutilizável, de dois estágios até a órbita (TSTO) antes de seu primeiro lançamento. O projeto da espaçonave da CASC obteve financiamento em nível nacional da Fundação Nacional de Ciências Naturais da China em 2022.
 
Enquanto isso, a espaçonave X-37B da Força Espacial dos EUA foi lançada em sua sétima missão em 28 de dezembro do ano passado. Voando em um Falcon Heavy pela primeira vez, observadores de atividades espaciais sugerem que a espaçonave foi enviada para uma órbita altamente elíptica, de alta inclinação e para uma altitude muito maior do que nas missões anteriores. O veículo reutilizável e autônomo X-37B começou seus voos em 2010.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários