A Espaçonave Psyche da NASA Está Usando Agora 'Propulsores Iônicos' Para Alcançar o Seu Objetivo

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
Lembram da Espaçonave Psyche da NASA? Pois bem, no dia 23 de maio, o portal 'Space Daily' divulgou que a espaçonave começou a usar seus propulsores iônicos para alcançar o asteroide homônimo.
 
De acordo com a notícia, a Psyche, que já passou por Marte, está utilizando propulsão iônica para alcançar esse asteroide rico em metais, entrar em órbita e coletar dados.
 
Lançada em 13 de outubro de 2023, a partir do Centro Espacial Kennedy, a espaçonave Psyche completou com sucesso uma verificação de seis meses e agora está usando propulsores elétricos para acelerar em direção ao seu alvo. Esses propulsores, que emitem um brilho azul, impulsionarão a nave continuamente ao longo de sua jornada.
 
Após ser lançada a bordo de um SpaceX Falcon Heavy, a Psyche ultrapassou Marte. Nos próximos anos, estará em "cruzeiro total", utilizando propulsores elétricos que expelem íons de xenônio carregados. Esses propulsores, parte do sistema de propulsão elétrica solar da Psyche, são alimentados pela luz solar, fornecendo um empuxo constante e eficiente.
 
Atualmente, a espaçonave está a mais de 190 milhões de milhas da Terra, viajando a 23 milhas por segundo. Eventualmente, atingirá velocidades de até 124.000 mph. A Psyche deve chegar ao asteroide em 2029, onde conduzirá um estudo de dois anos para ajudar os cientistas a entender a formação dos planetas rochosos.
 
Nos primeiros 100 dias no espaço, a equipe de voo verificou todos os sistemas, encontrando-os em excelente estado. O magnetômetro, o espectrômetro de raios gama e nêutrons estão funcionando conforme esperado, e as câmeras do instrumento de imagem capturaram suas primeiras imagens.
 
"Até agora, estivemos ligando e verificando os diversos equipamentos necessários para completar a missão, e podemos relatar que estão funcionando maravilhosamente," disse Henry Stone, gerente do projeto Psyche no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. "Agora estamos a caminho e ansiosos para a próxima passagem próxima por Marte."
 
A Psyche passará por Marte na primavera de 2026, usando a gravidade do planeta para impulsionar-se em direção ao asteroide. Enquanto isso, a demonstração da tecnologia de Comunicações Ópticas em Espaço Profundo a bordo tem testado suas capacidades, transmitindo dados de 140 milhões de milhas de distância a taxas comparáveis à internet de banda larga.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários