A Universidade de Toquio Inaugurou no Deserto de Atacama, o 'TAO', o Observatório Astronômico Mais Alto do Mundo, Localizado a 5.640 Metros Acima do Nível do Mar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Imagem Credito: The University of Tokyo Atacama Observatory Project
O Observatório Atacama da Universidade de Tóquio (TAO) foi construído no cume de uma montanha no Deserto do Atacama.
 
No dia de ontem (01/05) foi noticiado pelo site IFLScience que o Observatório Astronômico mais Alto do Mundo foi Finalmente inaugurado, há 5.640 Metros acima do Nível do Mar, o que mesmo pelos padrões dos locais astronômicos modernos, esta é uma subida extraordinária.
 
Segundo a nota do site, o Observatório Atacama da Universidade de Tóquio (TAO) foi oficialmente inaugurado, proporcionando aos astrônomos uma visão infravermelha do universo que durará quando o JWST ficar sem combustível. A uma altitude de 5.640 metros acima do nível do mar, o local é o mais alto para um telescópio terrestre. Os desafios para construí-lo, no entanto, revelam por que ninguém fez isso antes.
 
A redução da atmosfera em grandes altitudes é conhecida por proporcionar visões estelares mais nítidas, não apenas devido à distância das luzes urbanas, mas também pela menor interferência atmosférica. Enquanto o espaço é geralmente considerado começando a 100 quilômetros de altitude, metade da atmosfera está abaixo desse ponto.
 
Assim como os telescópios Hubble e JWST, muitos avanços na astronomia surgiram de telescópios gigantes em picos montanhosos, maiores do que qualquer coisa até agora lançada ao espaço. No entanto, quanto mais remota a localização, mais dispendiosa se torna a construção do observatório.
 
Imagem Credito: ©2024 TAO project (CC-BY-ND)
Cerro Chajnantor é um ótimo lugar para fazer astronomia infravermelha não apenas porque está acima da metade da atmosfera, mas também porque é muito seco.
 
Apesar do sucesso do Observatório Paranal e do Mauna Kea em abrigar instrumentos astronômicos, os comprimentos de onda infravermelhos são mais afetados pela umidade atmosférica, desafiando essa balança. O Professor Emérito Yuzuru Yoshii considerou que valia a pena enfrentar as dificuldades para alcançar uma localização ainda mais remota.
 
O TAO, com seu diâmetro de 6,5 metros, está localizado no topo do Cerro Chajnantor, no Chile. Chegar lá é uma tarefa árdua, como indicam os relatos sobre estradas perigosas e a necessidade de tração nas quatro rodas. A cerimônia de abertura ocorreu a mil quilômetros de distância, em Santiago.
 
Imagem Credito: ©2024 TAO project (CC-BY-ND)
O novo observatório da Universidade de Tóquio não é o instrumento mais impressionante visualmente, mas sua localização é.
 
Apesar dos desafios, outros telescópios estão sendo construídos na mesma montanha, evidenciando o potencial do local. O Fred Young Submillimeter Telescope está em construção a apenas 28 metros de distância.
 
A consulta adequada e o diálogo com povos indígenas e autoridades locais foram fundamentais para enfrentar os desafios políticos e técnicos da construção. Isso contrasta com os problemas enfrentados pelo Telescópio de Trinta Metros no Havaí.
 
O TAO abrirá novas possibilidades de pesquisa em comprimentos de onda infravermelhos médios, área até agora dominada pelos telescópios espaciais. Será capaz de realizar observações de amplo campo, permitindo a captura de mais do céu do que os telescópios espaciais, com a possibilidade de realizar um acompanhamento de maior resolução.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários