Elementos Iniciais da Futura Estação Espacial Gateway Começaram a 'Integração de Sistemas', Enquanto a NASA Trabalha em Uma Data de lançamento
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Crédito: NASA
Em 23 de maio, o site 'nasaspaceflight.com' anunciou que os primeiros elementos da futura Estação Espacial Gateway da NASA começaram a integrar seus sistemas, enquanto a agência trabalha para definir uma data para o lançamento da estação.
De acordo com o site, os dois elementos que constituirão a capacidade inicial do Gateway para a campanha Artemis da NASA estão se preparando para a instalação dos sistemas este ano e no próximo. A NASA está revisando o progresso para definir uma nova data de lançamento. O Elemento de Potência e Propulsão (PPE) e o Módulo de Habitação e Logística (HALO) estão sendo construídos em diferentes continentes, visando um lançamento conjunto como veículo co-manifestado do Gateway (CMV).
A NASA anunciou que o lançamento do CMV, inicialmente previsto para setembro de 2025, será adiado; uma nova estimativa está em discussão, mas uma previsão conservadora ao Congresso indicou que pode ser tão tarde quanto dezembro de 2027. Enquanto isso, a Maxar está pronta para iniciar a instalação de hardware do PPE, e o HALO deve chegar às instalações da Northrop Grumman em Gilbert, Arizona, até o final do ano.
O Gateway será uma estação espacial lunar que servirá como ponto de estágio para as tripulações Artemis a caminho da superfície da Lua. As tripulações do Orion se encontrarão e atracarão no Gateway em sua Órbita Halo Retilínea Próxima (NRHO) especial antes de transferirem para uma nave de pouso lunar da SpaceX ou Blue Origin, para seguir até o polo sul da Lua.
Diferente da Estação Espacial Internacional (ISS), que tem sido permanentemente tripulada, o Gateway será tripulado ocasionalmente e operará sem tripulação durante grande parte do tempo.
Os elementos PPE e HALO serão lançados juntos em um foguete Falcon Heavy para iniciar as operações do Gateway, mas a grande questão tem sido quando esse lançamento acontecerá.
Uma atualização recente da NASA observa que a estrutura do elemento PPE está pronta para a instalação dos componentes do sistema de propulsão. Dois pares de tanques de propelente foram entregues à Maxar e estão em preparações finais para instalação. A instalação de um par de tanques de bipropelente e um par de vasos de pressão compostos sobrepostos de xenônio (COPV) estava prevista para começar este mês.
Os tanques de xenônio fornecerão o sistema de propulsão elétrica solar (SEP) do PPE. O desenvolvimento de propulsores SEP de alta potência tem sido crucial para o PPE.
Os propulsores do Sistema Avançado de Propulsão Elétrica (AEPS) desenvolvidos pela Aerojet Rocketdyne estão passando por testes de qualificação ambiental. A NASA informou que os testes de vibração foram concluídos, seguidos por testes de qualificação de choque e vácuo térmico, previstos para serem concluídos até o final do ano.
Credito: NASA
O primeiro dos três propulsores de voo deverá ser entregue à Maxar no início do próximo ano para instalação na espaçonave.
Três propulsores AEPS e quatro propulsores Busek BHT-6000 fornecerão a propulsão elétrica solar para o PPE. A campanha de testes de qualificação para esses propulsores está em andamento, e as quatro unidades de voo devem ser entregues à Maxar no início do próximo ano.
A revisão crítica de projeto (CDR) autônoma do PPE foi realizada em março.
O outro elemento do veículo co-manifestado é o módulo HALO. Inicialmente projetado para ser uma espaçonave autônoma, a NASA decidiu em 2020 acoplar os veículos no solo e lançá-los juntos.
O design do HALO foi modificado para excluir os elementos da espaçonave autônoma e manter apenas os módulos habitacionais. A CDR do HALO foi concluída em junho de 2023.
A estrutura do módulo está em uma instalação da Thales Alenia Space em Turim, Itália, onde a soldagem foi concluída no outono de 2023. A estrutura está passando por testes de estresse estrutural antes de ser enviada para a Northrop Grumman em Gilbert, Arizona, na segunda metade deste ano.
Após a entrega, a integração da tubulação de fluidos e fiação e a instalação dos subsistemas começarão.
A NASA está trabalhando para definir uma nova data de lançamento, com uma estimativa conservadora para dezembro de 2027.
Os dois elementos voarão juntos, e a revisão crítica de projeto para a espaçonave integrada está planejada para a segunda metade de 2024. Um Falcon Heavy totalmente descartável colocará o CMV em uma órbita elíptica alta de 200 por 33.700 km.
O PPE então começará uma transferência movida por SEP dessa órbita de inserção para a Lua, um processo que levará mais de um ano para ser concluído.
Credito: NASA
Um slide de apresentação sobre a trajetória de transferência que a CMV da Gateway seguirá desde a inserção na órbita terrestre até sua órbita final de halo quase retilinear. |
A data-alvo de lançamento do CMV ainda não está definida. Quando a NASA anunciou os atrasos das missões Artemis II e III em janeiro, também indicou que a meta anterior de lançamento do Gateway em outubro de 2025 estava sob revisão. Relatórios do Government Accountability Office (GAO) mencionaram atrasos nos cronogramas do PPE e HALO, então um atraso não era inesperado, mas uma nova data-alvo ainda não foi fornecida.
Uma estimativa conservadora foi apresentada durante a revisão do ciclo de vida do programa Key Decision Point-C (KDP-C) em 2023, com um custo de desenvolvimento básico de $3.562 milhões e uma Data de Prontidão de Lançamento (LRD) em dezembro de 2027, com 70% de confiança.
A NASA mencionou que avaliações de nível de confiança são usadas para monitorar o desempenho do programa, e continua a gerenciar para um cronograma mais agressivo.
Projetos pioneiros, especialmente em voos espaciais humanos, tendem a sofrer atrasos.
O Gateway apoiará os programas Lua para Marte começando com a missão Artemis IV, atualmente planejada para setembro de 2028. O Artemis IV será uma missão de montagem do Gateway e de pouso lunar, lançando o Orion com o módulo de habitação internacional (I-Hab).
A ESA informou que a soldagem da estrutura do módulo I-Hab deve começar no último trimestre de 2024, com conclusão prevista para outubro de 2025. A soldagem do módulo Lunar View, anteriormente conhecido como Módulo de Reabastecimento e Telecomunicações do Sistema Europeu (ESPRIT) Refueling Module (ERM), está prevista para começar em outubro de 2025; este módulo será lançado para o Gateway na missão Artemis V, atualmente agendada para março de 2030.
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