A Startup 'Ursa Major' dos EUA, Concluiu os Testes de Solo de Um Novo Motor de Foguete Hipersônico

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Credito: Ursa Major
Motor foguete Draper da startup Ursa Major.
 
No dia de ontem, 29/05, o portal 'SpaceNews' noticiou que a startup americana de propulsão de foguetes 'Ursa Major' concluiu com sucesso os testes de solo de um novo motor líquido chamado DRAPER, desenvolvido com financiamento da Força Aérea dos EUA.
 
De acordo com a reportagem, os testes de queima quente do motor Draper, realizados nas instalações da empresa em Berthoud, Colorado, validaram o design básico. O fundador e diretor executivo, Joe Laurienti, informou aos repórteres que o motor de ciclo catalítico fechado, com 4.000 libras de empuxo, foi acionado mais de 50 vezes em março, com cada queima durando vários segundos.
 
Uma queima quente é apenas um passo no processo de desenvolvimento, e muitos mais testes serão necessários com vários motores antes que o Draper esteja pronto para voo. "Esperamos a qualificação no próximo ano", disse Laurienti.
 
A empresa construiu um estande de teste específico para o Draper, financiado pelo Laboratório de Pesquisa da Força Aérea através de um contrato concedido no ano passado.
 
O motor Draper usa uma combinação de querosene e peróxido de hidrogênio não criogênico, o que oferece uma solução de armazenamento mais simples em comparação com motores que utilizam oxigênio líquido. Combustíveis não criogênicos permanecem líquidos à temperatura ambiente e podem ser úteis para algumas aplicações de propulsão no espaço, como módulos de pouso lunar, onde os propelentes precisam ser armazenados por longos períodos.
 
"O Draper combina os atributos armazenáveis de um motor de foguete sólido com o controle ativo de aceleração e faixa de aceleração de um motor líquido, proporcionando a manobrabilidade e flexibilidade necessárias para defesa hipersônica", explicou Laurienti.
 
"Para coisas como interceptadores hipersônicos responsivos, você precisa da capacidade de voar em um momento de aviso. Então, nossa escolha de propelente foi feita para isso, preservando o desempenho", acrescentou ele.
 
A arquitetura de ciclo fechado significa que o querosene pode ser completamente desligado e o motor pode funcionar apenas com peróxido de hidrogênio decomposto, ou com peróxido e querosene, explicou. "O Draper pode desacelerar abaixo de 10% da potência máxima, o que é realmente bom para aplicações como a fase terminal em hipersônicos ou pouso em uma superfície não terrestre."
 
Outro produto da Ursa Major, o motor Hadley de 5.000 libras de empuxo, que usa oxigênio líquido e querosene, voou pela primeira vez em março, impulsionando um veículo de teste hipersônico da Stratolaunch.
 
Laurienti disse que o Draper é destinado a clientes que procuram desenvolver alvos de teste que simulem ameaças hipersônicas. O motor também será oferecido para aplicações espaciais, como veículos de transferência orbital que requerem manobras de alto impulso ou inserções orbitais no espaço cislunar.
 
A Ursa Major está em discussões com parceiros potenciais para voos de teste do motor Draper em 2026, informou.
 
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