INNOSPACE Anuncia Oficialmente as Cargas Úteis do Primeiro Voo do Seu 'Foguete HANBIT-Nano', e Entre Elas o 'Sistema Inercial' da Startup Espacial Brasileira CLC
Prezados leitores e leitoras do BS!
Foi publicado agora a pouco no website da empresa sul-coreana INNOSPACE uma nota oficial divulgando finalmente as cargas úteis do primeiro voo do Foguete HANBI-Nano, lançamento este que está previsto inicialmente para o Março de 2025.
Segundo a nota do site, a INNOSPACE anunciou que assinou novos acordos de serviços de lançamento com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e CLC - Castro Leite Consultoria LTDA (membra fundadora da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras - ASB) para uma missão de lançamento compartilhado do Brasil em seu foguete 'HANBIT-Nano' do Centro Espacial de Alcântara (CLA), programada para o primeiro semestre de 2025.
A missão implantará picosatélites desenvolvidos pelo DARTilab e BAITES, ambos institutos de pesquisa brasileiros participantes do projeto por meio de um contrato assinado com a UFMA, que lidera o Projeto Cientistas de Alcântara no estado do Maranhão, Brasil.
OBS: Vale lembrar que, como anunciamos dias atrás (veja aqui), a plataforma pico-satélite que será usada pela UFMA será na realidade fornecida pela startup brasileira PION Labs.
“A parceria com a INNOSPACE para o lançamento do picosatélite é um marco histórico, que proporcionará aos residentes de Alcântara a oportunidade única de participar ativamente do avanço da ciência e exploração espacial. Estamos animados porque, com este empreendimento, destacamos a importância da inclusão e do respeito às comunidades locais em projetos de grande escala que impulsionam o progresso tecnológico, além de incentivar a união e o orgulho comunitário. Esperamos que esta iniciativa motive os jovens de Alcântara e contribua para o surgimento de novas oportunidades de conhecimento na região,” disse a UFMA.
Fonte: Space Daily
Sob este acordo, o foguete HANBIT-Nano da INNOSPACE carregará a bordo o payload, um sistema inercial em desenvolvimento pela CLC, uma provedora de serviços de consultoria de engenharia especializada em aeroespacial, defesa e sistemas inerciais com uma década de experiência no Brasil.
“É uma excelente oportunidade para qualificar nossos produtos para um voo espacial. Isso agregará valor tanto aos nossos equipamentos quanto aos meios de teste,” disse a CLC.
“É muito significativo sermos selecionados por clientes brasileiros, pois esta missão será o primeiro lançamento comercial da INNOSPACE e o voo inaugural do seu foguete HANBIT-Nano após o lançamento bem-sucedido do nosso primeiro veículo de teste, HANBIT-TLV, no CLA, Brasil, em 19 de março de 2023 (BRT),” disse Soojong Kim, fundador e CEO da INNOSPACE. “A prioridade da INNOSPACE para o HANBIT é apoiar clientes que compartilham uma visão inovadora para o espaço, e estamos orgulhosos de oferecer a eles os serviços de lançamento necessários para alcançar seus objetivos.”
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário