Foguete SR75 Suborbital Alemão (e Veículo Lançador SL-1) - Maiores Informações

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Recordam-se do artigo publicado aqui no BS em 03/05, compartilhando a notícia do lançamento bem-sucedido do Foguete SR75 da empresa alemã 'HyImpulse Technologies' a partir da Base Koonibba Test Range, na Austrália (confira novamente aqui).
 
Investigando mais a fundo, o Prof. Rui Botelho descobriu que o SR75 é um veículo de demonstração suborbital desenvolvido pela referida empresa alemã, destinado a testar a tecnologia de propulsão híbrida para o futuro Veículo de Lançamento Orbital SL-1.
 
Foguete suborbital alemão SR-75.

De acordo com nossas fontes, o SR75 é um veículo de estágio único projetado exclusivamente para experimentos de microgravidade e pesquisas atmosféricas. Seu motor de foguete híbrido HyPLOX-75, que utiliza parafina e oxigênio líquido, representa uma inovação, sendo o primeiro foguete de sondagem europeu a explorar essa combinação de propulsores. 

Com um empuxo de 75 kN (ao nível do mar) e capacidade para elevar até 250 kg de carga útil em uma trajetória balística de até 200 km ou 300 kg até 90 km, promovendo um tempo máximo de 325 segundos (5,41 minutos) em ambiente de microgravidade.

Datalhamento do foguete suborbital alemão SR-75.

O SR75 também conta com um sistema integrado de recuperação de pára-quedas de dois estágios, capaz de recuperar cargas úteis e partes do foguetecom até 700 kg de massa.

O voo inaugural do foguete estava inicialmente agendado para 2022, a partir da base escocesa SaxaVord. No entanto, foi adiado para março de 2024, mas acabou ocorrendo somente em maio do mesmo ano. Além disso, houve uma mudança significativa no local de lançamento, que foi transferido para a Base da Southern Launch’s Koonibba Test Range, na Austrália.
 

Sobre o (projeto do) Veículo Lançador SL-1

O SL-1 é um veículo de lançamento de satélites pequenos, em três estágios, com motores de foguete híbridos para transportar, como o primeiro provedor de lançamentos europeu, satélites com uma carga útil de até 600 kg em uma órbita terrestre baixa (Low Earth Orbit - LEO) dedicada. 

Segundo a fabricante os motores híbridos são adequados para uma entrada rápida no mercado com custo muito baixo de propelentes (parafina e oxigênio líquido) e, além disso, permite uma operação segura e flexível do serviço de lançamento. 

Concepção do veículo lançador SL-1.


O SL1 será baseado no mesmo motor de foguete híbrido que está sendo usado para o foguete de sondagem SR75. Doze motores desse tipo serão usados para um único lançador (08 no 1o estágio, 03 no 2o estágio e 01 (vacuum) no estágio superior), permitindo a produção em série do hardware. 

O HyImpulse destaca que "o sistema de propulsão será complementado por um sistema de turbobomba recém-desenvolvido para oxigênio líquido, para levar os motores de foguete híbridos a um nível de desempenho e aplicação comercial nunca antes visto!"
 
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