O Spaceplane 'Dream Chaser' da Empresa 'Sierra Space' Se Prepara Para a Jornada Pré-Lançamento Até o Cabo Canaveral

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Imagem: Sierra Space
O veículo espacial Dream Chaser da Sierra Space é exibido dentro de uma câmara de teste nas Instalações de Teste Neil Armstrong da NASA em Sandusky, Ohio.
 
No dia de ontem, 14 de maio, o portal 'SpaceFlight Now' informou que o espaçonave 'Dream Chaser' da empresa Sierra Space está se preparando para sua jornada pré-lançamento até o Cabo Canaveral.
 
De acordo com o portal, a Sierra Space está progredindo rumo à preparação final para o lançamento do Dream Chaser. A nave completou os testes ambientais nas Instalações de Teste Neil Armstrong da NASA em Sandusky, Ohio, na semana passada.
 
A série de testes teve início em janeiro, quando o veículo foi levado ao centro para experimentar testes de choque e vibração em fevereiro, os quais duraram aproximadamente cinco semanas.
 
Posteriormente, foram realizados testes de vácuo térmico, durante os quais a espaçonave, denominada "Tenacity", e sua carga adicional Shooting Star foram expostas a uma variedade de temperaturas por mais de um mês, variando de -150°F a 250°F.
 
"O sucesso da rigorosa campanha de testes ambientais, em estreita colaboração com a NASA, é um marco significativo e coloca o Dream Chaser no caminho para operações ainda este ano", afirmou o CEO da Sierra Space, Tom Vice, em comunicado. "Este é o ano em que transitamos de intensa pesquisa e desenvolvimento para operações orbitais regulares, transformando assim a maneira como conectamos o espaço e a Terra."
 
 
Com a conclusão desta fase de testes, a Sierra Space está agora preparando o Dream Chaser e o Shooting Star para transporte ao Kennedy Space Center da NASA. Após a chegada à Instalação de Processamento de Sistemas Espaciais (SSPF), as equipes finalizarão a instalação das telhas de proteção térmica e realizarão verificações adicionais, como testes acústicos.
 
A Sierra Space tem trabalhado arduamente para alcançar esse objetivo. Inicialmente planejado como uma versão tripulada, o veículo foi posteriormente adaptado para a variante de carga, quando foi selecionado como parte do contrato Commercial Resupply Services 2 (CRS-2) da NASA em 2016, no valor de US$ 14 bilhões. SpaceX e Northrop Grumman, as duas outras empresas selecionadas para o contrato CRS original, também participaram deste acordo.
 
Em março de 2022, a NASA encomendou 12 missões adicionais da Northrop Grumman e da SpaceX, seis de cada, a serem realizadas até 2026. Isso elevou o número total de missões encomendadas no âmbito do CRS-2 para:
 
* 14 missões para Northrop Grumman
* 3 missões para Sierra Space (originalmente Sierra Nevada Corporation)
* 15 missões para SpaceX
 
O Dream Chaser está programado para ser a carga útil da segunda missão de certificação da United Launch Alliance para seu foguete Vulcan, o primeiro de sete lançamentos contratados usando este foguete.
 
Se tudo correr conforme o planejado com o Dream Chaser, o lançamento terá que ser coordenado com o calendário da Estação Espacial Internacional (ISS), incluindo quatro missões programadas para serem lançadas em foguetes SpaceX Falcon 9. A Crew-9 está programada para decolar em agosto para substituir a tripulação da Crew-8, e a NASA está considerando, no mínimo, outubro para a quarta missão de astronautas privados via Axiom Space.
 
Além disso, estão previstos para o segundo semestre de 2024 os lançamentos da 31ª missão da SpaceX (SpX-31) e da 21ª missão da Northrop Grumman (NG-21) sob o contrato CRS-2.
 
A ULA planeja que o Tenacity seja a segunda carga útil para o Vulcan, mas isso pode mudar dependendo dos resultados dos próximos testes. Um oficial de defesa sugeriu que o uso de um simulador de massa poderia ser uma alternativa viável para a ULA, caso o Dream Chaser não atenda aos requisitos de lançamento planejados para este outono.
 

Esta notícia surge após o envio de uma carta na sexta-feira aos executivos da Lockheed Martin e da Boeing pelo Secretário Assistente da Força Aérea, Frank Calvelli, como reportado pelo Washington Post.
 
A carta expressava a preocupação de Calvelli com o cronograma de desenvolvimento do Vulcan e a capacidade da ULA de expandir a fabricação do foguete e aumentar o ritmo de lançamento para atender às necessidades da Força Aérea.
 
Calvelli enfatizou a importância de concluir o Cert-2 como um evento crucial que abrirá caminho para missões de segurança nacional. A ULA recebeu 60% de todas as missões da Fase 2 do Lançamento Espacial de Segurança Nacional (NSSL), o que equivale a um valor de US$ 3,12 bilhões, de acordo com o Comando de Sistemas Espaciais dos Estados Unidos (SSC).
 
Imagem: Adam Bernstein/Spaceflight Now
O foguete Vulcan inaugural, impulsionado por dois motores BE-4 construídos pela Blue Origin, decola do SLC-41 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral em 8 de janeiro de 2024.
 
"A falha em concluir o segundo voo de certificação atrasará o lançamento de cargas úteis críticas de segurança nacional este ano, incluindo GPS III-7, USSF-106 e USSF-87", escreveu Calvelli. "Paralelamente, a Blue Origin precisa expandir sua produção de motores BE-4. Estamos observando se essas duas empresas podem expandir para atender às nossas necessidades."
 
Segundo o SSC, o USSF-106, descrito como uma "missão de múltiplos manifestos", está programado para ser a primeira missão NSSL para o Vulcan. Ele transportará a carga útil Navigation Technology Satellite-3 e outra carga útil não divulgada da Força Espacial dos Estados Unidos.
 
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