A Lituânia Torna-se a '40ª Nação' a Assinar os 'Acordos Artemis' da NASA
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Agência de Inovação da Lituânia
Ontem, dia 15 de maio, a NASA anunciou que os 'Acordos Artemis' atingiram a marca de 40 signatários com a adesão da Lituânia.
De acordo com a nota divulgada no portal da NASA, na quarta-feira foi alcançado um marco significativo quando a Lituânia se tornou a 40ª nação a juntar-se à NASA e à coalizão internacional dedicada a uma exploração espacial mais segura, ao assinar os Acordos Artemis. A cerimônia aconteceu no hotel Radisson Blu Lietuva, em Vilnius, Lituânia, simbolizando um progresso contínuo em direção à transparência e à paz à medida que mais países avançam na exploração espacial.
"Bem-vinda à família dos Acordos Artemis, Lituânia," disse o Administrador da NASA, Bill Nelson. "Nossas nações são fortes parceiras – e agora expandimos essa parceria para o cosmos. Em apenas quatro anos, impressionantes 40 países assinaram os Acordos Artemis. Juntos, como uma coalizão global, exploraremos as estrelas de maneira aberta, responsável e pacífica."
A Embaixadora dos Estados Unidos, Kara C. McDonald, participou da cerimônia representando os EUA, enquanto Aušrinė Armonaitė, Ministra da Economia e Inovação da Lituânia, assinou os Acordos.
"O setor espacial lituano tem crescido continuamente, com nossas empresas inovadoras atuando nessa área e alcançando avanços significativos," disse Armonaitė. "Os Acordos Artemis marcam um novo capítulo e delineiam um caminho para a futura exploração espacial, destacando nosso compromisso com uma presença responsável, sustentável e cooperativa no espaço."
Comentários da Vice-Administradora da NASA, Pam Melroy, também foram apresentados antes da assinatura.
"Hoje é um dia decisivo para a Lituânia," afirmou Melroy. "Estamos vivendo na era dourada do espaço. Os dias de uma nação explorar o cosmos sozinha ficaram para trás. Hoje, avançamos juntos e com parceiros internacionais."
Os Acordos Artemis estão alinhados com a campanha Artemis da NASA, que enviará astronautas, incluindo a primeira mulher, a primeira pessoa de cor e o primeiro astronauta parceiro internacional para explorar a Lua, visando descobertas científicas, benefícios econômicos e a construção da base para missões tripuladas a Marte.
A NASA, juntamente com o Departamento de Estado e sete outras nações, estabeleceu os Acordos Artemis em 2020 para definir um conjunto de princípios baseados no Tratado do Espaço Exterior de 1967 e em três tratados espaciais relacionados. Com o compromisso de agora 40 nações, a comunidade dos acordos facilitará uma presença de longo prazo e pacífica na exploração do espaço profundo para o benefício da humanidade.
Para saber mais sobre os Acordos de Artemis, visite:
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário